
01 DE DEZEMBRO DE 2020
Vereador Laércio Trevisan Jr. propôs homenagem a guarda civis
Aprovação de propositura ocorreu nesta segunda-feira (30)
A Câmara aprovou nesta segunda-feira (30), na 38ª reunião ordinária, o requerimento 515/2020, em que o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) propõe entrega de Voto de Congratulações à GCMP (Guarda Civil Municipal de Piracicaba), pelo projeto “Cães heróis de quatro patas”. A homenagem será entregue a Lucineide Aparecida Maciel Corrêa, comandante, Ronaldo Milani, subcomandante, e aos guardas Ricardo Zambuzi de Campos, Geison Antônio Pires de Oliveira, Rodrigo Heredia e Odirlei Aparecido Bombo.
O vereador menciona ainda que a equipe do Canil Municipal, que conta com as parcerias do Hospital Veterinário Piracicaba – Dr. Jacob Plácido Justolin e da Agropecuária Agrovitória, é formada pelos guardas municipais Ricardo Zambuzi de Campos, Geison Antônio Pires de Oliveira, Rodrigo Heredia e Odirlei Aparecido Bombo. São quatro cães, quatro guardas e uma viatura especializada para o transporte desses animais, que recebem treinamento para faro, guarda e proteção.
No texto da justificativa, o parlamentar diz que o trabalho “é mais do que necessário na hora de conseguir provas para prender um suspeito em flagrante" e que "não deixa de ser uma divertida brincadeira para os cães farejadores". A equipe participa de projetos sociais (suspensos no período do novo coronavírus) em escolas, ONG’s, eventos sociais, além de visitas ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba e Lar Betel.
Ainda segundo a propositura, o trabalho com os cães começa aos quatro meses, para, quando estiverem com 12 meses, fazerem o patrulhamento nas ruas. Para a escolha são feitos testes que definem se o animal é da guarda e proteção ou farejador. Os guardas utilizam o método de recompensa, em que os cachorros cumprem as tarefas do treinamento e recebem uma bolinha para brincar, seguido de um pedaço de salsicha para mostrar que o trabalho foi finalizado. Já sobre a formação dos guardas do canil, eles recebem treinamento por meio de cursos de especialização, sendo o primeiro de operador de cães, depois o de treinamento de faro e treinamento para guarda e proteção.
A relação entre o cachorro e o policial é definida como amizade e parceria, segundo o guarda civil Heredia, um dos treinadores. "Para os cães não se comportarem como pets, a relação com o policial tem que ser concentrada para que eles possam entender que existe horário para cada atividade, ou seja, eles têm que ter esse entendimento para quando forem sair para uma tarefa na rua, eles possam fazer tudo direito", diz Heredia.