25 DE OUTUBRO DE 2022
De iniciativa do vereador Paulo Camolesi, solenidade realizada pela Câmara, nesta terça-feira, reconheceu o trabalho de sete profissionais.
A dedicação à profissão em detrimento do tempo com a família e amigos, a recompensa com a saúde restabelecida dos pacientes e a importância do trabalho no atendimento à população foram citadas nas falas de autoridades e homenageados no reconhecimento prestado pela Câmara em razão do Dia do Médico e do Dia do Cirurgião Dentista.
A solenidade em alusão a ambas as datas, instituídas na Casa pelos decretos legislativos 4/2013 e 4/2005, respectivamente, foi realizada no salão nobre, na noite desta terça-feira (25). A iniciativa partiu do vereador Paulo Camolesi, que agradeceu aos profissionais pelo papel que vários deles, a quem citou nominalmente, tiveram na manutenção de sua saúde: desde os sete anos, quando foi diagnosticado com nefrite, até a vida adulta, com a superação de infarto, melanoma e câncer de próstata.
"As nossas vidas passam por muitos profissionais de saúde, que, através de seus estudos e dedicação, conseguem resolver problemas graves, na minha vida e na de outros. É uma homenagem muito merecida: são profissões que não têm dia e não têm hora; o que têm é amor. Agradeço a Deus pela vocação de vocês", afirmou o vereador.
Camolesi comparou a diversidade de especialidades entre médicos e dentistas à de um pomar de frutas variadas. "Em um terreno em que plantamos de tudo, quando colhemos os frutos cada um traz sabores e nutrientes diferentes e necessários ao ser vivente. Hoje, aqui, temos profissionais com dons diferentes que Deus deu; se não fosse isso, não teríamos quem zelasse por nossa saúde. A natureza, com suas diferenças, se completa."
Sete profissionais foram homenageados na solenidade: os médicos Renato Françoso Filho e Legardeth Consolmagno e os cirurgiões dentistas Melina Miotto Copatto, José Roberto Nardin Ribeiro, Marcelo de Castro Meneghin, Cristina Maria Dumit Sewell e Moisés Francisco Baldo Taglietta.
Ao falar em nome dos cirurgiões dentistas, Taglietta disse que o reconhecimento prestado pela Câmara corrobora com a busca de cada um em ser um profissional de excelência. "Uma homenagem como esta reafirma para a gente que é isto: ‘Você realmente está trilhando um bom caminho’, e as pessoas têm percebido isso."
Coordenador do Programa Municipal de IST/Aids, ele comentou a experiência na gestão pública. "Nossa missão é fazer com que melhorem as condições de saúde e a qualidade de vida das pessoas. Tive um outro caminho, já faz algum tempo que não clinico na odontologia, mas essa militância na saúde pública é das coisas que eu mais persigo, sempre."
O aspecto social da atuação de médicos e cirurgiões dentistas também foi destacado por Taglietta, professor na Faculdade de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi em Piracicaba. "Sempre digo aos meus alunos que fazer saúde é vencer ou minimizar os determinantes sociais que temos. Na área da odontologia, vemos hoje que as crianças não têm cárie, algo totalmente diferente de outras épocas: isso é promover saúde. É o grande norte que devemos seguir e creio que estamos fazendo bem."
Renato Françoso Filho, que falou em nome dos médicos homenageados, citou a atuação dos profissionais na crise sanitária da covid-19. "A pandemia veio nos ensinar a importância do trabalho em equipe, pois nunca ele pode ser solitário. Cada um tem uma importância excepcional: fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, enfermeiras. Aprendemos uns com os outros. Não podemos nos esquecer de quem nos dá a infraestrutura, o compartilhamento no cuidado."
Médico há 44 anos, Françoso agradeceu à sua família e a Deus. "Todos os dias, quando o cansaço me permite ficar acordado, antes de dormir eu rezo. A primeira oração é agradecer a Deus os pais que eu tive: foram pessoas ímpares que nos ensinaram princípios básicos, como honestidade e amor ao próximo, e talvez tenha sido isso que me impulsionou a ser médico."
"A segunda oração é agradecer à família que eu constituí, minha esposa e três filhos, e aos meus irmãos, porque me ajudaram com estímulo, apoio e a presença decisiva para me tornar médico e vencer todas as dificuldades que já tive. E ainda Deus me deu o dom de ser médico: não existe dádiva maior que essa", acrescentou o homenageado.
O presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Alberto Youssef, disse que "é fundamental valorizar as pessoas que cuidam do próximo". "Cuidar é um ato de desprendimento pessoal, e isso envolve família, festas, compromissos, uma série de coisas. Todos os dias devemos lembrar isso."
Presidente da Uniodonto Piracicaba e conselheiro da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Claudio Zambello destacou "os profissionais que cuidam da nossa saúde". "Desejo que tenham muito mais sucesso e que continuem trabalhando pela categoria, pelas entidades de classe, sendo professores."
À frente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Piracicaba, Edson Zenebra estendeu os agradecimentos às pessoas que dão suporte à atuação das duas categorias homenageadas na solenidade. "Desde os primeiros professores, que influenciaram para que tomássemos uma decisão, até a parte de laboratórios, técnicos, químicos, pesquisadores. Sem eles, nossa profissão não existiria."
Eduardo César Almada Santos, chefe de departamento na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e Irene Abramovich, presidente do Cremesp, agradeceram a oportunidade de as duas instituições poderem ter indicado profissionais que foram homenageados na solenidade.
A cerimônia também foi acompanhada por Ben Hur Zambello, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; por Fernanda Maria Rovai Bado, coordenadora da Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde; por César Roberto Schmidt, presidente do Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e Região; pelo vereador Pedro Kawai; e pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Reinaldo Pousa. Antonio Storel, assessor parlamentar de Camolesi, foi lembrado por sua formação e atuação como cirurgião dentista.