09 DE MARÇO DE 2021
Declaração diz respeito ao Dia Internacional da Mulher; na Câmara ela é uma das quatro parlamentares da atual legislatura
Ela também comemorou as anulações contra as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela Operação Lava Jato
Na data em que o Dia Internacional da Mulher é lembrado (8 de março), a Câmara de Vereadores de Piracicaba realizou a 1ª reunião extraordinária. A vereadora Rai de Almeida (PT), uma das quatro entre os 23 vereadores da atual legislatura, fez seu pronunciamento para reforçar a importância da ocasião. Ela também parabenizou as colegas Ana Pavão (PL), Alessandra Bellucci (Republicanos) e Silvia Morales, do mandato coletivo A cidade é sua (PV), e disse que incômodos podem ser criados, mas que vieram para dividir os espaços de poder.
Para Rai, trata-se de um dia de reflexão, em especial no contexto atual, em que as mulheres são afetadas pelo aumento dos casos de violência, agravado recentemente com a pandemia de Covid-19. Segundo a vereadora, a luta é para que o atual chefe do Executivo e demais lideranças ligadas à Administração Municipal implementem políticas públicas para as mulheres. "Estamos em defesa da vida, pela vacinação já, pelo retorno do auxílio emergencial", completou a vereadora.
A decisão do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela Operação Lava Jato, também foram mencionadas pela vereadora. "Teve uma decisão correta por anular os atos praticados pela República Curitibana. Essa era uma defesa dos advogados do Lula, desde 2016. Estou comemorando essa vitória: Lula livre, Lula inocente e fora Bolsonaro", declarou Rai.