22 DE SETEMBRO DE 2020
Material educativo faz parte das ações do Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito
Gravações foram auxiliadas pela Polícia Militar e Semuttran
Como proceder ao ser abordado em uma blitz de trânsito é o tema abordado no quarto vídeo do Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito, criado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba para dialogar com a sociedade e discutir dados e o comportamento das pessoas no trânsito na cidade.
A sugestão de abordagem do tema veio do capitão da Polícia Militar, Saulo Vieira Runho, em setembro do ano passado, e além do apoio da PM na gravação das imagens, que aconteceram na avenida Cruzeiro do Sul, no bairro Nova Piracicaba, houve o suporte dos agentes de trânsito da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes).
A partir das informações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o material apresenta os procedimentos adequados para se portar em casos de blitz de trânsito, quais documentos apresentar e o quanto é fundamental seguir as recomendações das autoridades de trânsito, para que o processo seja mais rápido e tranquilo possível, tanto para condutores de moto ou carro.
Produzidos pela equipe do Departamento de Comunicação e com suporte do Departamento de Assuntos Legislativos, os vídeos têm como propósito o compartilhamento das ações de conscientização ao público em geral nas redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, e que sejam aproveitados ainda pelos CFC´s (Centros de Formação de Condutores) e Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito), além de escolas públicas e privadas.
O primeiro vídeo foi lançado em 7 de outubro e demonstra os riscos pelo abuso de velocidade, consumo exagero de álcool e falta de cintos de segurança. Em 27 de novembro, ocorreu a apresentação da segunda produção, sobre os cuidados na contratação de vans escolares. Já os riscos do uso do celular ao volante motivaram a terceira produção, apresentada em 19 de fevereiro.
Além do site oficial da Casa de Leis e Rádio Web, os vídeos podem ser conferidos no canal do YouTube do Departamento de Comunicação. A Câmara também é a responsável por distribuir o conteúdo para entidades de ensino para que ele possa ser explorado em qualquer ambiente educacional e por demais interessados.
CRIAÇÃO – O Fórum foi instituído na Câmara por força do decreto legislativo 41/2017, após a aprovação, em 16 de outubro de 2017, do projeto de decreto legislativo 45/2017. As reuniões começaram a ser realizadas em 30 de julho do ano passado.
O objetivo do Fórum é pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas sobre o trânsito da cidade, assim como promover reuniões com autoridades, entidades e sociedade civil sobre o tema. Entre as suas atividades está também a de buscar identificar e planejar ações formativas e de conscientização para os cidadãos, além de produzir, executar, divulgar e propor conteúdo audiovisual, digital e gráfico sobre a educação para o trânsito.