PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE SETEMBRO DE 2019

Vereadores opinam sobre segurança e reforma da praça José Bonifácio


Reunião ordinária, nesta quinta-feira, teve aprovados três projetos de decreto legislativo, quatro moções e quatro requerimentos, sendo um em regime de urgência.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Câmara realizou nesta quinta-feira a 48ª reunião ordinária do ano






A reforma que vem sendo executada pela Prefeitura na praça José Bonifácio, no Centro, voltou a ser tema de debates na Câmara. Durante a 48ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (5), vereadores se manifestaram favoráveis e contrários à intervenção, fazendo menção aos dois pontos que mais geram controvérsia: as demolições das duas bases da Guarda Civil Municipal e da fonte que existiam no local.

Presidente do Fórum Permanente em Defesa da Praça José Bonifácio, com duas reuniões já realizadas na Câmara, o vereador Lair Braga (SD) defendeu a reforma. "Durante mais de cinco anos a fonte luminosa esteve abandonada e ninguém falava absolutamente nada, todo mundo quieto. E de repente as pessoas começam a falar sobre a destruição da fonte. Eu digo: quem falou que não vai haver [a construção de] um chafariz lá na frente?", questionou, na tribuna.

"E a Guarda Civil continua na praça José Bonifácio, está lá, com uma viatura parada. Muitos guardas comentaram comigo, na época, que as guaritas não tinham estrutura. A decisão de tirar as guaritas é uma questão técnica", acrescentou o vereador, reforçando que sua atuação pela revitalização da área central "vai continuar",

Laércio Trevisan Jr. (PL) criticou a demolição das bases fixas da GCM. "Como é que se fez um projeto para se derrubar as duas bases? A ordem veio de onde? Quando fiquei sabendo, ao chegar ao local, já haviam retirado todos os vidros. Tenho certeza de que outros vereadores só ficaram sabendo no dia seguinte. Antes, com as guaritas, ficavam guardas lá, mas agora não", comentou.

O vereador classificou como "meio esquisito" o modo como a reforma na praça vem sendo feita. "Está tendo um fracionamento de obras ali. Deveria ter tido uma licitação para [toda] a reforma, mas se faz uma para a derrubada das guaritas, outra para derrubar a fonte, outra para o plantio de plantas, outra para arrumar o piso", apontou.

Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), reafirmou os dados que recebeu do comando da Polícia Militar sobre o aumento nos índices de criminalidade na região central no último mês. Nancy Thame (PSDB) comunicou que aguarda ter conhecimento do projeto e do memorial descritivo da obra para saber em detalhes o que está previsto para o local.

Cidadãos que se inscreveram para ocupar a Tribuna Popular também opinaram sobre o tema. Luis Américo Chitolina considerou haver "falta de planejamento" na demolição das duas bases da GCM. "É conforme dá na cabeça; brinca-se com o dinheiro público", disse, criticando, em seguida, a retirada da fonte que havia na praça. "Em um país como a Itália, se alguém tivesse a ideia de acabar com a fonte seria guilhotinado. Lá se preserva, aqui se destrói."

Wilson João Trindade citou a contribuição que a praça José Bonifácio recebeu de ex-prefeitos, comparando o passado com a proposta de revitalização atual. "Fiquei triste ao me deparar com a praça, em que Luciano Guidotti fez a fonte e João Hermann fez o calçadão. Infelizmente, agora a vemos toda arrebentada."

Por conta de reunião com os vereadores convocada pelo presidente Gilmar Rotta (MDB), a sessão ficou suspensa por uma hora, encerrando-se no horário regimental de 23h15. Os vereadores aprovaram em discussão única três projetos de decreto legislativo, quatro moções e quatro requerimentos, sendo um em regime de urgência. Já os projetos de lei em segunda discussão que constavam da pauta da Ordem do Dia não foram votados e retornam na próxima reunião ordinária.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo

Notícias relacionadas