Moção de apelo da vereadora Coronel Adriana pede urgência na votação do projeto de lei 5.316/2016, na defesa de grupos prioritários, incluindo profissionais de segurança
A Pauta da Ordem do Dia, da 45ª reunião ordinária, desta segunda-feira (20), da Câmara de Vereadores de Piracicaba apresentou 13 proposituras, incluindo a moção de apelo 115/2018, de autoria da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS) ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para urgência de votação no projeto de lei 5.316/2106, que define grupos prioritários que necessitam de atendimento especial em campanhas de vacinação, incluindo os profissionais de segurança pública.
"Esse apelo é justo e urgente, pois se faz necessária a definição do rol de grupos prioritários nas campanhas de vacinação, visto que essa definição hoje é subjetiva e não contempla profissionais que em razão da função que trabalham com grandes grupos populacionais e estão sujeitos à toda sorte de infecções por contato, como por exemplo, policiais militares, bombeiros, agentes de vigilância prisional, peritos médicos legais e outros. A não inclusão desses profissionais no rol de grupos prioritários das campanhas de vacinação, colabora para a sujeição de nossos policiais a doenças facilmente evitáveis e para a diminuição de efetivos disponíveis para o serviço policial em razão de doenças como gripes, por exemplo", defendeu a parlamentar, que também ocupou a Tribuna da Câmara para reafirmar a importância da moção, que foi aprovada por unanimidade do plenário.
O plenário também aprovou as demais proposituras que constavam da Pauta da Ordem do Dia, compreendendo quatro moções e quatro requerimentos, em discussão única, um projeto de lei, em segunda discussão e três projetos de lei, em primeira discussão.
No uso da Tribuna Popular, Paulo Afonso Andrade, voltou a falar sobre a temática das nascentes, rios e terras, em assuntos a serem discutidos com o governo.
No expediente da reunião ordinária, o segundo secretário da Mesa Diretora, André Bandeira (PSDB) entregou a moção de aplausos 90/2018, de sua autoria, que contemplou o esportista Ségio Rodrigues da Fonseca, pelo 1º lugar na categoria Sênior até 90kg no Campeonato Paulista WBBF, em Piracicaba.
O vice-presidente da Câmara, Ronaldo Moschini (PPS) participou do Programa Primeiro Tempo, da TV Câmara, em conversa com o jornalista Martim Vieira. O programa é exibido ao vivo, às segundas e quintas-feiras, das 19h15 às 19h30, antes do início do expediente das reuniões ordinárias.
No uso da Tribuna da Câmara, nos 10 minutos regimentais a que cada parlamentar tem direito para se expressar em assuntos diversos, se pronunciaram os vereadores: André Bandeira (PSDB), José Aparecido Longatto (PSDB), José Marcos Abdala (PRB), Laércio Trevisan Jr. (PR) e Lair Braga (SD).
O presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB) solicitou o uso dos cinco minutos regimentais, na condição de líder partidário para registrar avaliações positivas de seu mandato perante a direção da Mesa Diretora, com destaque às medidas administrativas, que resultou na redução drástica de custos, com economia na ordem de 31%, onde só no ano passado foram repassados cerca de 15 milhões de reais ao município, em recursos que foram direcionados à saúde pública, graças aos esforços empreendidos pela Câmara.
Os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pelos canais 8 da Net, 9 da Vivo TV e 60.4 em sinal digital, pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br, por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube e pela rádio Câmara Web. A transmissão pela rádio Educativa FM tem início às 20h.