14 DE MAIO DE 2024
Projeto de lei que institui no município o "Dia dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS" foi aprovado em segunda discussão
Projeto de lei aprovado em segunda discussão é de autoria de Josef Borges
Nesta segunda-feira (13), durante a 28ª Reunião Ordinária, a Câmara aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei 61/2024, que institui no município o "Dia dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS", a ser comemorado anualmente em 7 de dezembro. A iniciativa é do vereador Josef Borges (PP). Ele e outros parlamentares ocuparam a tribuna para enaltecer o trabalho dos profissionais da área.
"Saber que existem profissionais dedicados a pessoas e famílias em situação de grande desafio é, verdadeiramente, fonte de conforto e esperança. Muitas vezes, eles não têm o reconhecimento merecido", disse Josef Borges.
"É de extrema importância esse reconhecimento, pois são pessoas que têm o dom de ajudar o próximo", afirmou Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira.
"Deixo meus parabéns às assistentes sociais. Piracicaba poderia ter progredido mais se voltassem com as assistentes sociais nas unidades de saúde. Infelizmente o governo anterior tirou e o atual não teve essa visão", comentou Laércio Trevisan Jr. (PL).
Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, também lamentou que não mais haja assistentes sociais atuando na área de habitação social. "Trabalhei com várias assistentes sociais na habitação, foi esvaziado e até agora não foi reposto."
No projeto de lei, Josef Borges destacou o papel desempenhado pelos profissionais da área. "Para a adequada gestão do SUAS em cada esfera de governo, é fundamental a garantia de um quadro de referência de profissionais designados para o exercício das funções essenciais de gestão. As equipes de referência são constituídas por servidores efetivos responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial, levando-se em consideração o número de famílias e indivíduos referenciados, o tipo de atendimento e as aquisições que devem ser garantidas aos usuários", salientou.
"A criação do Dia dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS representa a oportunidade para valorizar a atuação de todos os profissionais que compõem o SUAS do município, que se dedicam diariamente em atender direta ou indiretamente pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, na defesa dos direitos sociais, contribuindo para o convívio e o desenvolvimento humano em condições de dignidade. A escolha do dia representa um marco simbólico, destacando a importância do trabalho desses profissionais na construção de uma sociedade mais justa e solidária", completou o vereador.