09 DE JUNHO DE 2020
A indagação é com a destinação de animais mortos e lixo contaminante
Vereadores cobram transparência sobre clínicas veterinárias
Requerimento 278/2020, de autoria da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PSL) aprovado na 13ª reunião extraordinária de ontem (8) solicita informações do Executivo sobre a coleta de lixo hospitalar de clínicas veterinárias no Município de Piracicaba. O tema também foi destacado pelo vereador Trevisan Jr. (PL), em aparte na fala da parlamentar.
No requerimento, a vereadora Coronel Adriana considera que moradores da cidade procuraram seu gabinete para solicitar informações a respeito da falta de coleta de lixo hospitalar que se encontram em clínicas veterinárias e lojas de petshop, ou que oferecem serviços semelhantes na cidade, onde todo material descartado é contaminado e, pode estar sendo jogado de forma irregular, podendo causar problemas para a saúde da população.
A vereadora também ressalta que em visita aos locais constatou que a situação é preocupante, onde a falta de coleta desse material e descarte apropriado acaba por tornar o serviço mais difícil, tanto para os veterinários como para os funcionários, que acabam pagando para particulares fazerem a retirada do lixo hospitalar de seus estabelecimentos.
A pergunta é se a Prefeitura tem conhecimento desse problema, desde quando e, o que será feito para solucionar. Além de indagações sobre quem é o responsável pela coleta do material infectante de clínicas e hospitais veterinários, qual a periodicidade de recolha desse material e qual a destinação. E, se existem empresas particulares autorizadas a operar neste sentido, como é feita a fiscalização e, por qual motivo o recolhimento não está sendo feito.