19 DE ABRIL DE 2022
Ofício foi encaminhado ao Poder Executivo solicitando que manutenção de estradas rurais seja desvinculada da Sema
Wagner Oliveira, o Wagnão (Cidadania), também comentou sobre o tema no tempo regimental
A falta de atendimento das demandas encaminhadas pela Câmara Municipal de Piracicaba para a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) embasou a aprovação do requerimento 302/22, em regime de urgência, na 11ª reunião ordinária desta segunda-feira (18). A propositura, de autoria dos vereadores Laércio Trevisan Jr (PL) e Wagner Oliveira, o Wagnão (Cidadania), cobra um relatório de todas as solicitações encaminhadas à pasta que foram efetivamente atendidas, desde 2021.
O requerimento ainda solicita relatórios sobre as solicitações encaminhadas através do 156 e por associações comunitárias. Outro ponto da propositura questiona os serviços de manutenção realizados nas estradas rurais e qual é a programação para providências. Além disso, os parlamentares questionam o volume de material utilizado nos trabalhos de recuperação e a relação dos veículos e maquinários que estão parados aguardando conserto.
Ao usar o tempo regimental, na sessão, o vereador Wagnão exibiu alguns vídeos de estradas rurais da cidade, que requerem serviços urgentes de manutenção. “Temos 800 km de estrada rural e não é estrada pra ver passarinho. São estradas usadas por um pessoal que levanta 3 horas da manhã pra ir ao Ceasa”, afirmou. “Tem criança que está deixando de ir para a escola porque o ônibus não está passando”.
Segundo o vereador, os serviços que são executados são mal feitos e o material sai facilmente, voltando a ocasionar os buracos nas vias. Ele também citou casos em que os acostamentos foram feitos com largura insuficiente para o estacionamento de um veículo. Ele disse que enviou ofício ao Poder Executivo para requisitar que o cuidado das estradas rurais seja desvinculado da Sema. “Se é problema que tem muito serviço, temos que dar um jeito nisso aí”, colocou.
Em aparte, o vereador Trevisan reforçou a denúncia do colega. “Tem estradas que estão há tempos sem passar uma máquina e sem dar acesso a locais que tem empresas, residências”, relatou. “A coisa não sai desde janeiro, não se evolui nem para contratar o serviço para melhorar as condições de acesso das famílias que vivem nas estradas rurais”.
O vereador Zezinho Pereira (União), em aparte, concordou que a situação está muito ruim e que é preciso que a Sema seja valorizada e “ganhe musculatura” para atender bem a zona rural. Assista ao vídeo da discussão sobre o tema nesta página.