30 DE AGOSTO DE 2018
Os trabalhos tiveram transmissão ao vivo pela TV, rádio e nas redes sociais, com interpretação em Libras; as pessoas também ocuparam o plenário da Câmara
Vereadores cobram Executivo e adiam discussão em PL de nomenclaturas
A Pauta da Ordem do Dia da 48ª reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na noite desta quinta-feira (30), que aconteceu a partir das 19h30, no Plenário Francisco Antonio Coelho, contou com quatro requerimentos com pedidos de informações ao Executivo Municipal. Três de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) e o outro do vereador Adilsa Marques, o Paraná (PPS).
A maioria das 16 proposituras foram aprovadas, incluindo os quatro requerimentos, que foram analisados em discussão única, além de dois requerimentos em voto de congratulações e duas moções de aplausos; dois projetos de lei em segunda discussão e cinco projetos de lei em primeira discussão, com excessão do projeto 219/2018, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), que foi adiado por duas reuniões. O projeto disciplina a denominação de próprios municipais, em critérios que depuram as indicações de pessoas a serem contempladas, que possam comprovar uma trajetória de vida exemplar.
No requerimento 458/2018, o vereador Paraná pede informações sobre reforma do alambrado da Escola Municipal Wilson Guidotti, na rua Lins, no bairro Jardim Tokio, lembrando que a solicitação é um reforço ao encaminhamento feito pela indicação 1074/2017.
Já no requerimento 459/2018, de Trevisan Jr. a cobrança do Executivo é por informações sobre melhorias a serem realizadas no Sistema de Lazer, localizado no bairro Jardim Caxambu. O de número 460/2018 busca detalhes sobre repasses do Governo Federal para o setor de habitação do Município e o 461/2018 solicita do Executivo dados sobre a competência de fiscalizar e autorizar o processo de produção de gêneros alimentícios de forma artesanal.
A tribuna popular foi ocupada por Fernando Medina Cunha, que falou sobre os 25 anos do Centro de Oncologia da Santa Casa de Piracicaba, e por Paulo Afonso de Andrade, que tratou dos “poderes que não respondem à altura”. Também houve a entrega da moção de aplausos 16/2018, do vereador André Bandeira (PSDB), ao Instituto de Urologia de Piracicaba.
Os vereadores Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), Gilmar Rotta (MDB), José Aparecido Longatto (PSDB) e Laércio Trevisan Jr. (PR) ocuparam a Tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais, a que cada parlamentar tem para assuntos diversos.
O vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB) ocupou a Tribuna da Câmara, por cinco minutos regimentais, na condição de líder partidário para reafirmar a importância da campanha contra a pedofilia, lembrando que em recente ação policial foi encontrado com apenas uma pessoa, mais de 150 mil arquivos de materiais, envolvendo crianças e jovens, sendo primordial mostrar aos pais e responsáveis que "o pedófilo hoje está mais perto do que se imagina", ao considerarmos o aparelho celular, praticamente à disposição de todos, e com acesso à internet.
No início da reunião ordinária, deu entrada ofício com a solicitação de retirada do projeto de lei 166/2018, do vereador Pedro Kawai (PSDB), que propunha denominar de "Dr. Luís Angeli" o novo prédio da UPA (unidade de pronto-atendimento) da Vila Cristina.
O presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB), convocou quatro reuniões extraordinárias, para a próxima segunda-feira (3), logo após a 49ª reunião ordinária, para avaliar o projeto de lei 178/2018, sobre o PPA (Plano Plurianual). E, para quarta-feira (5), com início às 14h, foram convocadas mais duas reuniões extraordinárias para apreciação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), no projeto de lei 179/2018.
A reunião ordinária foi transmitida, ao vivo, e com interpretação em Libras, pela TV Câmara, nos canais 8 da NET, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital. Também pode ser acompanhada pelas redes sociais, no Facebook e YouTube, e pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br, onde também é transmitido pela Rádio Web.
A partir das 20h, a reunião ordinária passa a ser transmitida pela Rádio Educativa FM, no 105,9 ou no site www.educativafm.com.br.