PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2024
Visita virtual acessível
Página inicial  /  Webmail

26 DE SETEMBRO DE 2023

Vereadores analisam eventual transferência de tigres do zoológico


Requerimento que buscava informações sobre possível transferência dos animais para outra cidade foi rejeitado em plenário na noite desta segunda-feira (25)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi apreciada em plenário na noite desta segunda-feira (25)






Após análise do plenário, os parlamentares rejeitaram o requerimento 841/2023, de autoria de Laércio Trevisan Jr. (PL), que buscava informações “sobre um possível remanejamento dos tigres do zoológico de Piracicaba para outra cidade da região”.

A propositura, não aprovada por 9 votos a 8, ao longo de 13 perguntas, questionava se, de fato, haverá o remanejamento dos tigres do zoológico de Piracicaba, os motivos técnicos e de legalidade que justificam essa possível transferência, a cidade para onde os tigres serão eventualmente transferidos e, também, os motivos dessa escolha.

O parlamentar, no requerimento, ainda perguntava sobre eventuais custos para o município, sobre quem seriam os responsáveis pela transferência e, também, sobre a existência de acordos e instrumentos que pudessem acompanhar esse processo de mudança. 

Ao discutir a propositura, Trevisan Jr. disse: “se já foi feito, se já tem alguma coisa, a população não sabe. Nós precisamos saber o motivo dessa escolha”.

Ele, na sequência, mostrou fotos do zoológico municipal e reclamou sobre a manutenção e limpeza do espaço: “são montes e montes de folhas. Quanto tempo está dessa maneira sem limpeza? Não há manutenção, não há pintura, não há limpeza”, criticou.

Alessandra Bellucci (Republicanos) ao discutir a propositura, subiu à tribuna para defender que os animais sejam, sim, transferidos para um ambiente maior e mais estruturado, preparado especificamente para receber os felinos. 

“Esses animais exóticos não são escravos da população, eles não estão ali como palhaços de picadeiro. Nós temos que ensinar nossas crianças a respeitarem os animais, livres de celas, e um santuário é hoje, sim, o melhor lugar para eles, sem visitação, com respeito, com silêncio e com bem estar”, disse a vereadora que, na sequência, informou que os tigres devem ir a um santuário localizado na cidade de Joanópolis: “vão para um local construído para eles, sem nenhum real da prefeitura, sem nenhum custo”. 

Ela ainda lembrou da transferência do urso Juco, no ano passado, que foi igualmente acolhido e vive, até hoje, no santuário. “Ele está super bem. Ele foi transferido com a maior segurança possível, foi acompanhado pelo Pelotão Ambiental, pela Polícia, por nós. Ele comemorou 8 anos e foi feito um bolo para ele no santuário. Ele tem uma piscina de 200 mil litros”, lembrou a vereadora. 

De forma semelhante, Gustavo Pompeo (Avante), também criticou o atual espaço ocupado pelos felinos no zoológico, e defendeu a sua transferência para um santuário. Ele acrescentou: “nenhum animal merece ser usado como entretenimento”. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo

Notícias relacionadas