26 DE SETEMBRO DE 2023
Requerimento que buscava informações sobre possível transferência dos animais para outra cidade foi rejeitado em plenário na noite desta segunda-feira (25)
Propositura foi apreciada em plenário na noite desta segunda-feira (25)
Após análise do plenário, os parlamentares rejeitaram o requerimento 841/2023, de autoria de Laércio Trevisan Jr. (PL), que buscava informações “sobre um possível remanejamento dos tigres do zoológico de Piracicaba para outra cidade da região”.
A propositura, não aprovada por 9 votos a 8, ao longo de 13 perguntas, questionava se, de fato, haverá o remanejamento dos tigres do zoológico de Piracicaba, os motivos técnicos e de legalidade que justificam essa possível transferência, a cidade para onde os tigres serão eventualmente transferidos e, também, os motivos dessa escolha.
O parlamentar, no requerimento, ainda perguntava sobre eventuais custos para o município, sobre quem seriam os responsáveis pela transferência e, também, sobre a existência de acordos e instrumentos que pudessem acompanhar esse processo de mudança.
Ao discutir a propositura, Trevisan Jr. disse: “se já foi feito, se já tem alguma coisa, a população não sabe. Nós precisamos saber o motivo dessa escolha”.
Ele, na sequência, mostrou fotos do zoológico municipal e reclamou sobre a manutenção e limpeza do espaço: “são montes e montes de folhas. Quanto tempo está dessa maneira sem limpeza? Não há manutenção, não há pintura, não há limpeza”, criticou.
Alessandra Bellucci (Republicanos) ao discutir a propositura, subiu à tribuna para defender que os animais sejam, sim, transferidos para um ambiente maior e mais estruturado, preparado especificamente para receber os felinos.
“Esses animais exóticos não são escravos da população, eles não estão ali como palhaços de picadeiro. Nós temos que ensinar nossas crianças a respeitarem os animais, livres de celas, e um santuário é hoje, sim, o melhor lugar para eles, sem visitação, com respeito, com silêncio e com bem estar”, disse a vereadora que, na sequência, informou que os tigres devem ir a um santuário localizado na cidade de Joanópolis: “vão para um local construído para eles, sem nenhum real da prefeitura, sem nenhum custo”.
Ela ainda lembrou da transferência do urso Juco, no ano passado, que foi igualmente acolhido e vive, até hoje, no santuário. “Ele está super bem. Ele foi transferido com a maior segurança possível, foi acompanhado pelo Pelotão Ambiental, pela Polícia, por nós. Ele comemorou 8 anos e foi feito um bolo para ele no santuário. Ele tem uma piscina de 200 mil litros”, lembrou a vereadora.
De forma semelhante, Gustavo Pompeo (Avante), também criticou o atual espaço ocupado pelos felinos no zoológico, e defendeu a sua transferência para um santuário. Ele acrescentou: “nenhum animal merece ser usado como entretenimento”.