20 DE SETEMBRO DE 2023
Cimara Pereira, em visita nesta quarta (20) à escola municipal Prof. Alceu Marozzi Righetto, conheceu o trabalho pedagógico e administrativo desenvolvido na unidade
Alessandra Cardoso da Cruz Nascimento (à esquerda) e a vereadora Cimara Pereira (PV), a Professora Cimara
A vereadora Cimara Pereira (PV), a Professora Cimara, pôde conhecer mais de perto, em visita na tarde desta quarta-feira (20), o trabalho pedagógico e administrativo desenvolvido pela equipe da Escola Municipal Professor Alceu Marozzi Righetto, no Glebas Califórnia, na região do Jupiá. Ela foi recebida por Alessandra Cardoso da Cruz Nascimento, que dirige a unidade desde 2020.
A escola, atualmente, conta com 224 crianças matriculadas, distribuídas nas faixas de 0 a 5 anos, nos períodos integral e parcial. “A comunidade é bem exigente, os pais são bem informados, são jovens, e participam bastante do dia a dia da escola. A presença dos pais, homens, inclusive, é muito grande”, explicou a diretora sobre o perfil da comunidade.
Segundo Alessandra, a unidade é referência no atendimento a crianças surdas, e conta com intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), além de também receber outros alunos com diferentes tipos de deficiências. E para que as atividades lúdicas e pedagógicas atendem às demandas individualizadas dessas crianças, além das diretrizes e do suporte do Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial), da secretaria municipal da Educação, a escola também busca parcerias com clínicas e entidades especializadas.
“Nós trabalhamos com as crianças, funcionários, escola, comunidade, clínicas e com o Numape, que está sempre com a gente. Eu tinha uma ideia de inclusão e fui tentando. Esse ano, quando as clínicas entraram junto, deu certo, fez toda a diferença. Nós buscamos fazer essa ponte para termos também a presença desses profissionais de apoio aqui na escola, e as crianças que precisam, que já são atendidas pelas clínicas, nós conseguimos os ATs (Acompanhantes Terapêuticos)”, falou a diretora.
"O que dá para perceber é que ela, enquanto diretora, sabe muito bem o que quer, ela sabe como lidar com os pais, alunos e professoras. Quero dar os parabéns a ela e à equipe, que fazem as coisas com amor. Temos que elogiar. As crianças são muito bem tratadas, nos cumprimentam quando passamos, dá para ver que elas não estão reprimidas, e sim que estão à vontade. Então, isso é um ótimo sinal de que o que ela trata com as professoras e com os alunos são coisas importantes e certeiras. Que esse tipo de preocupação seja cada vez mais forte, tanto nas escolas municipais quanto nas estaduais”, disse a vereadora Professora Cimara.
Reforma - A unidade, recentemente, passou por reforma e recebeu uma pintura nova, realizada por meio de ação promovida pela secretaria da Educação em diversas unidades do município. “A reforma veio e contemplou a maior parte das coisas. O restante, nós vamos fazendo com a arrecadação da escola mesmo. Nosso foco, agora, é na área externa”, falou a diretora.
Um dos serviços não contemplados pela reforma, de acordo com Alessandra, é a supressão de um barranco que acompanha a lateral da unidade, ao lado do muro que faz divisa com a também escola municipal Profª. Ilda Jenny Stolf Nogueira, que além da declividade, apresenta pedras e outros detritos potencialmente perigosos. O acesso à área, atualmente, não é permitido aos alunos.
“Eles fizeram a reforma interna e disseram que, na segunda vez que voltarem para cá, provavelmente daqui a cinco anos, é que vão mexer nisso. Nós até fizemos orçamento para a instalação de uma grade para fechar o acesso ao barranco, mas não temos condições, pois fica caro demais”, explicou Alessandra.
“Nós podemos propor à Prefeitura que essa grade seja instalada, trazendo mais segurança para os alunos, mantendo-os ainda mais distante desse barranco”, concluiu a vereadora Cimara Pereira, que informou que elaborará e encaminhará ao Executivo uma Indicação.