06 DE OUTUBRO DE 2023
Cimara Pereira defende a volta do cursinho pré-vestibular municipal e a formação continuada de professores da rede pública, além de lutar por mais vagas em creches
Vereadora se reúne com diretor da Fumep para discutir cursinho popular
A vereadora Professora Cimara Pereira (PV), na manhã desta sexta-feira (6) se reuniu com o diretor executivo da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), Renato de Albuquerque para verificar o andamento de parcerias com o Poder Público que poderão resultar na volta do cursinho pré-vestibular municipal, na expectativa de contemplar alunos oriundos de escolas públicas, já no início de 2024.
Na renião, transcorrida nas dependências da sala do Conselho de Curadores da Fumep, a vereadora reiterou as tratativas que tivera com o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, no sentido de amparar os 150 alunos, que desde 2021 ficaram sem estas aulas de reforço, por irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas, devido à contratação de professores; além de reiterar encaminhamentos que poderão resultar na formação continuada de professores da rede pública municipal, que terão o apoio da Fumep. E, também de sinalizar sua luta por mais vagas em creches, de tempo integral.
O diretor Renato de Albuquerque informou sobre as tratativas que a Fundação está providenciando, no sentido de garantir a volta do cursinho para o ano de 2024, iniciando com um universo de 50 a 60 alunos, onde se buscará otimizar os recursos próprios e a contrapartida da Prefeitura, mediante o aproveitamento de professores próprios, sem descartar a possibilidade de abrir processo de licitação para a contratação de educadores.
Albuquerque também avaliou o respaldo que a Fumep poderá dispender aos professores da rede pública, em cursos EAD e outros procedimentos que possam respaldar o setor educacional em Piracicaba.
Na reunião também foi avaliado a conjuntura do cenário mundial, na perspectiva de que para as próximas décadas o ensino estará totalmente voltado ao universo das mídias digitais, com destaque à inteligência artificial e, na predominância do ensino técnico, além do fim das aulas presencias e sem a presença clássica dos professores nas salas de aulas.
Cursinho
Criado em 2005, o Cursinho Municipal foi oferecido gratuitamente pela Secretaria de Educação, disponibilizando 150 vagas. O público-alvo são candidatos que estudam ou já concluíram o ensino médio na rede pública. Eles têm aulas preparatórias para vestibulares das universidades públicas e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os professores eram voluntários.