PIRACICABA, DOMINGO, 24 DE NOVEMBRO DE 2024
Visita virtual acessível
Página inicial  /  Webmail

04 DE NOVEMBRO DE 2022

Vereadora defende respeito a princípios antes de reintegração de posse


Rai de Almeida comentou sobre projeto de lei baseado em decisão de ministro do STF para garantir que reintegrações de posse sejam "humanizadas".



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Rai de Almeida ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta quinta-feira






A vereadora Rai de Almeida (PT) defendeu agilidade na tramitação do projeto de lei 226/2022, que visa instituir em Piracicaba regime de transição —após ter chegado ao fim, em 31 de outubro, o prazo de suspensão das desocupações coletivas e dos despejos liminares— para que "as reintegrações de posse ocorram de modo que assegure os direitos individuais e coletivos dos ocupantes".

Autora da proposta, endossada por outros parlamentares, a vereadora citou a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, de "três princípios básicos a se levar em consideração para que essas reintegrações de posse possam ser humanizadas".

A primeira medida prevê que Tribunais de Justiça e Regionais instalem imediatamente comissões de conflitos fundiários que sirvam de apoio aos juízes. A segunda exigência é para que essas comissões realizem inspeções judiciais e audiências de mediação, com a participação do Ministério Público e da Defensoria Pública, antes de qualquer decisão para desocupação, mesmo em locais em que já haja decisões que determinam despejos.

A terceira medida diz que, além de decisões judiciais, quaisquer medidas administrativas que resultem em remoções "também devem ser avisadas previamente, e as comunidades afetadas devem ser ouvidas, com prazo razoável para a desocupação e com medidas para resguardo do direito à moradia", sendo proibida em qualquer situação a separação de integrantes de uma mesma família.

"Protocolamos um projeto assinado por vários vereadores desta Casa, que é uma proposta das comunidades organizadas, como a Renascer, a União e a Alvorada, entre outras, que vem atender a esse despacho do ministro Luís Roberto Barroso. Fizemos o protocolo hoje e estamos pedindo regime de urgência para a tramitação desse projeto", disse Rai de Almeida, na tribuna, durante a 56ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (3).



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Rai de Almeida

Notícias relacionadas