24 DE JANEIRO DE 2025
Silvia Morales, do mandato coletivo A Cidade é Sua, esteve nesta quinta-feira em reunião com o presidente da autarquia, Ronaldo Pereira da Silva
Objetivo foi buscar uma aproximação com a nova gestão e discutir a destinação correta do lodo retirado (Foto: Thais Passos)
Na manhã desta quinta-feira (23), a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, esteve reunida com o novo presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Ronald Pereira da Silva.
O objetivo da reunião foi buscar uma aproximação com a nova gestão e entender os próximos passos para a destinação correta do lodo formado a partir do tratamento de água bruta na Estação de Tratamento de Água (ETA) "Luiz de Queiroz", material que afeta a capacidade de produção de água e, consequentemente, o abastecimento à população.
De acordo com Ronald, a equipe já está estudando propostas e tecnologias para decidir a destinação adequada do resíduo. "Estamos primeiro focados na retirada do lodo para retomar o abastecimento, mas ao mesmo tempo já estamos avaliando alternativas e vamos escolher a opção que tenha a melhor eficiência, o melhor custo e o melhor prazo", disse o presidente do Semae.
Silvia Morales colocou-se à disposição para ajudar nesse processo, indicando pesquisadores que podem contribuir com os estudos.
A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e as estratégias de promoção da participação social foram outros pontos questionados pela parlamentar. Segundo o presidente, alguns tópicos do Plano ainda estão sendo revisados e a população será ouvida no processo.
A vereadora também aproveitou para discutir outros temas, como a preocupação com as perdas de água, o contrato da parceria público-privada com a empresa Mirante e o abastecimento em loteamentos irregulares.
Na última semana, Silvia Morales visitou a ETA "Luiz de Queiroz" e a ETE do São Jorge e protocolou o requerimento 27/2025, questionando o Executivo sobre as ações e estratégias a curto, médio e longo prazos para solucionar o problema de desabastecimento público de água de parte significativa da população piracicabana.