10 DE NOVEMBRO DE 2023
Autor da proposta que deu origem à lei municipal 9.970/2023, Thiago Ribeiro destacou as novas normas que regem o serviço de táxi em Piracicaba
Thiago Ribeiro ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta quinta-feira
Autor da proposta que, aprovada pela Câmara e sancionada pelo Executivo, se tornou a lei municipal 9.970/2023, o vereador Thiago Ribeiro (Podemos) recebeu retornos positivos de taxistas às novas normas que regem o serviço em Piracicaba. As alterações feitas na legislação anterior, de 1979, passaram a valer no último dia 16.
Thiago Ribeiro destacou algumas das exigências já em vigor para os veículos que operam como táxis, entre elas: ter no máximo 10 anos de uso, contados de seu ano de fabricação; ser compatíveis com o serviço a que se destinam, observadas as condições adequadas de funcionamento, segurança, higiene e conforto; e ostentar no para-brisa etiqueta de troca de óleo, com data da troca e quilometragem, conforme especificações do fabricante.
A lei 9.970/2023 também estabeleceu que os reajustes anuais das tarifas se darão de forma automática com base no IPCA/IGP-M e instituiu cobrança por tarifa de bandeira 2 em Piracicaba no período entre 1º de dezembro e 1º de janeiro do ano subsequente, o que, segundo Thiago Ribeiro, gerará um rendimento extra aos taxistas. "É [como] um 13º [salário] para que eles possam ficar num situação financeira mais tranquila", disse o parlamentar, sobre os condutores.
"Quero agradecer aos vereadores e ao prefeito. Ontem passei por alguns pontos de táxi da cidade, conversando com os taxistas, e eles agradeceram. Isso é um legado e é assim que temos que fazer: representar classes, dialogar e ter a parceria com os vereadores e com o prefeito", declarou Thiago Ribeiro, na tribuna, durante a 64ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (9).