PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE MARÇO DE 2024

Vereador solicita informações sobre escola em período integral


Requerimento foi discutido em plenário.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Pompeo questiona educação integral






Aprovado durante na 11ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, que aconteceu na segunda-feira (11), o requerimento 285/2024 de autoria do vereador Gustavo Pompeu (AVANTE), que solicita ao Executivo informações sobre projetos desenvolvidos para alunos do 5º ano, que frequentam a escola em período integral.

Durante a discussão do requerimento que foi aprovado por 10 votos favoráveis e 3 contrários, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), recomendou que fosse destacado no requerimento em quantas escolas na cidade foram implantadas o período integral e Pedro Kawai (PSDB), solicitou destaque para que fossem incluídos na pergunta os ensinos fundamental e infantil.

Ao discutir o requerimento o parlamentar explicou que, escolas municipais em período integral, foi um dos temas abordados durante campanha, e é uma cobrança de seu partido. Ele citou que o programa foi instalado pelo prefeito em algumas escolas da região norte e que visitou a Escola Antônia Benedita Eugenia, do Jardim Gilda, para conhecer o funcionamento do período integral.

Ele citou também o projeto que está desenvolvendo junto a Escola Olga Pagatto, no Mário Dedini, sobre saúde mental e falou da importância em oferecer uma educação de qualidade. “Quero parabenizar a secretaria de educação pela implantação do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS), é importante que a criança esteja na escola, é importante oferecer uma educação de qualidade também no período integral, sem nunca esquecer da saúde mental”, disse Pompeu.

Ao falar sobre o requerimento, o vereador Pedro Kawai, falou que a educação sempre será o alicerce de uma sociedade e a educação em tempo integral é um auxílio para essa construção, mas que tem que ser feita com qualidade e não de forma atabalhoada.

Ele disse também que existem muitos questionamentos sobre o período integral na educação municipal, que é importante saber quais os projetos de estão sendo desenvolvidos para os alunos do 5º ano, quais profissionais foram contratados e quem são os profissionais que atendem o período integral.

Já Trevisan Jr, falou da importância de se discutir a educação, apoiou os questionamentos de Kawai e lembrou que hoje  são professores temporários, para um período de dois anos e questionou onde fica a qualidade do ensino com esse tipo de contratação e quantas e quais escolas estão funcionando em período integral.

“Não há um investimento em professores concursados para serem efetivados”, disse que o vereador que também falou do fechamento do Observatório Astronômico, do Cursinho Pré-Vestibular e desestruturação dos Centros Digitais de Educação.  E

Josef Borges (Solidariedade), disse que a educação de Piracicaba é referência, lembrou que pelo segundo ano consecutivo foram entregues materiais de qualidade e uniformes aos alunos, que foi adotado nas escolas municipais Sistema Poliedro, utilizado nas escolas particulares.

De acordo com Josef, são 18 escolas no fundamental e 92 na infantil que funcionam em período integral, onde contam com aulas de dança e judô no contra turno e que a rede hoje conta com mais de 37 mil alunos. “As famílias estão migrando para as escolas municipais porque enxergam esse avanço”, comentou Josef.

 

O vídeo com a discussão completa sobre o requerimento 285/2024, você encontra junto a matéria.



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154
Imagens de TV:  Paulo Soares - MTB 62.602


Legislativo Gustavo Pompeo

Notícias relacionadas