PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE MARÇO DE 2024

Vereador questiona cadastramento de profissionais na área da saúde


Pedro Kawai pede informações ao Executivo sobre número de profissionais de enfermagem e entidades que recebem recursos do Ministério da Saúde



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai (PSDB)






O requerimento 259/24, apresentado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), que busca junto ao Executivo informações sobre profissionais da área de enfermagem no município, foi aprovado em plenário na noite desta quinta-feira (7), durante a 10ª Reunião Ordinária de 2024. 

De acordo com o parlamentar, que fez uso da tribuna para justificar seu voto, o município recebe recursos federais de acordo com a quantidade de profissionais cadastrados no sistema do Ministério da Saúde.

"A pergunta é: estão todos cadastrados? Até onde eu sei, os leitos do Piracicamirim ainda não estão cadastrados como urgência e emergência no SUS. É só um exemplo, depois de três anos", falou o vereador que, na sequência, acrescentou: "nós temos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, parteiros, e todos podem ser cadastrados".

Ainda segundo Pedro Kawai, "nós vimos [em] algumas matérias que Piracicaba deixa de receber muitos recursos, perdeu emendas parlamentares que vereadores aqui suaram a camisa para ganhar junto a deputado federal, senador, e não conseguiu porque não tinha projeto".

Assim, na propositura, o parlamentar questiona quantos profissionais estão inseridos no sistema do Ministério da Saúde, quais as entidades e hospitais filantrópicos do município recebem estes recursos, e pede que sejam informados o local de trabalho e quantidade de profissionais em cada um deles, especificando-se "o valor por entidade/hospital e rede municipal" e por especialidade.

O parlamentar solicita ainda para que sejam informados os valores de repasses realizados, mês a mês, no período de janeiro/23 a fevereiro/24.

"Todo mundo que presta serviço SUS tem que estar cadastrado, e desse cadastro vem dinheiro do Ministério para a Prefeitura", finalizou Pedro Kawai.

Assista à fala completa do parlamentar ao clicar no vídeo que acompanha a matéria.



Texto:  Elisandra C. de Campos


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas