PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

14 DE FEVEREIRO DE 2025

Vereador propõe reforço na segurança da Câmara Municipal de Piracicaba


Proposta de Renan Paes (PL) inclui atuação da Polícia Militar e formalização de atribuições



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Renan Paes (PL)






Ao ocupar a tribuna durante a 4ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (13), o vereador Renan Paes (PL) destacou a necessidade de reforço na segurança da Casa e solicitou a abertura de uma rubrica orçamentária para essa finalidade. A proposta, segundo ele, visa garantir a proteção de vereadores, servidores e munícipes que frequentam o plenário.

O parlamentar mencionou que, embora a Guarda Civil Municipal (GCM) realize a segurança patrimonial do Legislativo, a categoria enfrenta insegurança jurídica que pode limitar suas ações em determinadas situações. “O guarda municipal sofre muito com uma insegurança jurídica federal, que ora ele pode agir, ora ele não pode. Por isso, em certas circunstâncias, ele não age”, afirmou.

Renan Paes relatou preocupação com casos de ocorrências registradas no entorno da Câmara e mencionou experiências pessoais, como ter sido vítima de um ataque. “Eu já fui esfaqueado, recebi algumas ameaças e isso é complicado para quem exerce um mandato e quer manter sua independência”, declarou.

Para fortalecer a segurança, o vereador sugeriu a possibilidade de atuação da Polícia Militar no local, por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (DEJEM). “A gente não tira o policial da rua, ele vem na folga e trabalha aqui pela nossa segurança pessoal”, explicou. Ele também apresentou um levantamento de chamados para ocorrências no entorno da Câmara e afirmou que os registros dobraram após a retomada das atividades presenciais da Casa, após a pandemia.

O parlamentar também sugeriu a formalização das atribuições da GCM, brigadistas e eventuais agentes da Polícia Militar por meio de um ato da Mesa Diretora. “Um ato de mesa dizendo o que cada um tem que fazer, tudo certinho, para que a gente não atropele os afazeres de um e de outro”, pontuou.

Por fim, Renan Paes ressaltou que a criação de uma unidade da DEJEM na Câmara poderia contribuir para tornar Piracicaba mais atrativa para policiais militares, estimulando a ampliação do efetivo na cidade.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Parlamentar Renan Paes

Notícias relacionadas