10 DE NOVEMBRO DE 2021
Paraná conheceu projeto de "conteinerização" em Sorocaba, que prevê coleta mecanizada de lixo em containers plásticos
O vereador Aldisa Vieira Marques (CID), o Paraná, reuniu-se na tarde desta terça-feira (9) com o secretário municipal de Serviços Públicos e Obras de Sorocaba, Darwin José de Almeida Rosa, para conhecer de perto o projeto de "conteinerização" do lixo existente por lá. Também participaram da reunião a chefe de divisão de limpeza urbana, Kathine de Oliveira, e o coordenador de divisão de limpeza urbana, Claudinei de Almeida, ambos da secretaria municipal de Serviços Públicos e Obras de Sorocaba (Serpo).
De acordo com o titular da pasta, aproximadamente, 11 mil contêineres plásticos estão distribuídos por todo o munícipio, colocados em ruas, avenidas, escolas e outros locais previamente demarcados por técnicos e engenheiros da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (Urbes). Além disso, há também legislação específica para os condomínios e para o comercio do município.
A coleta dos containers com os resíduos sólidos e domiciliares gerados na cidade, que é realizada de forma mecanizada, bem como a conservação e manutenção dos mesmos, ficam a cargo de uma empresa contratada pelo município. Durante a visita, Paraná aproveitou para conhecer a distribuição de alguns destes contêineres por bairros da cidade.
Paraná agradeceu ao secretário e aos servidores da Serpo pela recepção em Sorocaba e pelos esclarecimentos referentes ao projeto de conteinerização, que evita que o lixo fique espalhado pelas ruas, trazendo um aspecto de cidade limpa e garantindo mais saúde e qualidade de vida aos munícipes.
Paraná apresentará o projeto ao Executivo municipal piracicabano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para ver a possibilidade da implantação desse serviço no município.