27 DE JULHO DE 2018
População quer colocação de semáforo, rebaixamento de guias, reforço na sinalização de trânsito e colocação de lombada, em rotatória próximo a supermercado
Vereador Paraná defende remodelação da malha viária do Sol Nascente
Moradores, comerciantes e pessoas que circulam pela região do Jardim Sol Nascente, nas proximidades de rotatória que dá acesso ao principal supermercado da região reivindicam mais segurança, devido aos inúmeros acidentes, que já provocaram mortes e sequelas permanentes em cidadãos que circulavam pelo local.
O apelo às autoridades municipais é pelo reforço na segurança, com semáforo, rebaixamento de guias, repintura da sinalização de trânsito, em faixa para travessia de pedestre, colocação e redefinição de lombadas, além de outras melhorias viárias que possam garantir o reforço da segurança da população.
Em atendimento a este reclamo popular, o vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS) percorreu a região, na manhã desta sexta-feira (27), quando conversou com moradores e comerciantes, para avaliar a extensão dos problemas relatados, que envolve o entroncamento das ruas Elias Fausto, Dumont, Luigi Camolese, José Polezel e Eldorado Paulista, com acesso à avenida Rio das Pedras.
O parlamentar reiterou a disposição de seu gabinete na verificação de respostas que a prefeitura possa ter dado à estas demandas, já encaminhadas por outros parlamentares, sendo que vai elaborar indicação à Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) para a realização de estudos que possam contemplar os anseios da população por intervenções que restabeleçam a normalidade do fluxo de veículos automotores da região, resguardando principalmente mães que buscam seus filhos na creche e para quem precisa recorrer ao comércio da região, especialmente ao supermercado.
Morador há mais de 20 anos no bairro, Rodrigo Alves, cadeirante, relata o drama diário, quando tem que pedir ajuda a outras pessoas para circular por calçadas e ruas sem acessibilidade.
Bombeiro aposentado e com mais de 20 anos residindo no bairro, Osvaldo Barbosa também reconhece o problema do trânsito na região. "Já vi vários acidentes. Não sei porque inverteram os sentidos das ruas Luigi Camolese e José Polezel. Sou leigo no assunto, mas acho que está errado tirar a preferencial de quem se desloca pela avenida Rio das Pedras", disse o morador, que também questionou o número elevado de rotatórias na região.
O proprietário de uma empresa de lajes, estabelecido na região há mais de 20 anos, Elias da Silva Mendes reclama da falta de uma rotatória para disciplinar o fluxo de veículos automotores, em trecho da avenida Rio das Pedras, que dá acesso à rua Estrada do Oeste. Para este local, o vereador Paraná também constata a importância da prefeitura avaliar a possibilidade de impedir a conversão para a esquerda, com acesso à avenida Rio das Pedras, devido à falta de visibilidade que o motorista tem, podendo causar sérios acidentes.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara")