26 DE OUTUBRO DE 2021
Gustavo Pompeo (Avante) esteve na instituição nesta sexta-feira (22)
Gustavo Pompeo esteve na Apae acompanhado de especialistas em acessibilidade e inclusão
Na última sexta-feira (22), o vereador Gustavo Pompeo (Avante) visitou a sede da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Piracicaba. Acompanharam o parlamentar Priscilla Gaspar, diretora de Políticas Públicas da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e Eduardo Azzini, especialista em inclusão e acessibilidade.
O grupo foi recebido pelo presidente Hélcio José Moreira de Araújo e a diretora escolar Nilva Mara Botezeli de Toledo, que apresentou a sede e explicou que a entidade existe há 35 anos. A Apae é responsável pelo atendimento de deficiências intelectuais, múltiplas e síndromes.
Atualmente, a instituição conta com uma equipe de 60 funcionários, que atendem cerca de 250 alunos de 7 a 29 anos. Os alunos com idade acima de 30 anos são atendidos pelo Centro-Dia. Eles explicaram que a instituição é gratuita e se mantém por meio de doações, eventos e tele doações.
APAE - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Apae de Piracicaba iniciou seu trabalho com 25 alunos, que eram atendidos no programa “Gente Feliz”, mantido pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e seria encerrado por falta de verbas. Diante disso, um movimento de pais de pessoas com deficiência e pessoas da sociedade civil, decidiram pedir apoio ao ex-prefeito de Piracicaba, Antonio Fernandes Faganello, e juntos decidiram fundar a Apae.
Fundada em 29 de janeiro de 1986, a Apae atende pessoas com Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla (deficiência intelectual associada à outra deficiência) e com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento que necessitam de apoio permanente.