
10 DE ABRIL DE 2025
Após visita técnica, vereador Pedro Kawai (PSDB) protocolou duas indicações de melhorias para o espaço no bairro Santa Rita
Vereador Pedro Kawai (PSDB) sugeriu melhorias para espaço no bairro Santa Rita
Com o objetivo de promover melhorias estruturais e ambientais no bairro Santa Rita, o vereador Pedro Kawai (PSDB) protocolou duas indicações ao Poder Executivo. As solicitações são fruto de uma visita técnica realizada no local, com a participação do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto, do secretário executivo de Meio Ambiente, Edson Marcus Bucci, e do morador e representante comunitário Jose Luis Mazzi.
Durante a visita, foram verificadas demandas importantes da comunidade, com destaque para a valorização da área designada à futura sede do Jardim Botânico de Piracicaba (JBP), criado por decreto municipal em 2018.
Na indicação nº 2135/2025, o vereador solicita a instalação de lixeiras ao redor da lagoa localizada na rua Carolina Secheto Martins, principal ponto de lazer e convívio dos moradores. Já na indicação nº 2136/2025, ele pede a finalização da cobertura do viveiro de mudas municipal, que atualmente se encontra com parte da estrutura exposta, comprometendo as atividades e o armazenamento adequado das espécies cultivadas.
Além das melhorias pontuais, a visita também teve como foco a retomada do Projeto Jardim Botânico de Piracicaba, iniciativa que visa a preservar a biodiversidade da flora nativa da região, sobretudo da Floresta Estacional Semidecidual do Bioma Mata Atlântica. A área do bairro Santa Rita é considerada estratégica por abrigar a sede administrativa do projeto e as principais coleções botânicas que serão disponibilizadas para visitação pública.
Entre os principais objetivos do JBP estão a conservação genética da flora local, a promoção da educação ambiental, a proteção de espécies ameaçadas, o incentivo à pesquisa científica e a criação de espaços de lazer e turismo ecológico. Está prevista ainda a implantação de coleções botânicas com espécies medicinais, ornamentais, ameaçadas e frutíferas.
“Esse projeto é um verdadeiro legado para a cidade. A preservação ambiental caminha lado a lado com a qualidade de vida da população. A retomada do Jardim Botânico e a atenção às demandas do Santa Rita reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o respeito às comunidades que vivem e cuidam desses espaços todos os dias”, afirmou o vereador Pedro Kawai.