06 DE MAIO DE 2022
Thiago Ribeiro (PSC) ocupou a tribuna, na noite desta quinta-feira (5), para defender o PL 104/2021, que foi aprovado na Câmara.
Thiago Ribeiro (PSC) defendeu a implementação do projeto de lei 104/2021
Problemas históricos do Brasil, o abandono dos estudos e a evasão escolar devem ser prevenidos a partir da articulação de uma política municipal. A proposta é do vereador Thiago Ribeiro (PSC), autor do projeto de lei 104/2021, que foi aprovado na 15ª reunião ordinária da Câmara, nesta quinta-feira (5). “O que nós queremos é garantir, cada vez mais, qualidade da educação”, disse.
Ribeiro apontou dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) em que apontam uma realidade desafiadora: em 2019, dos cerca de 3,2 milhões de jovens com 19 anos no País, apenas dois milhões, ou seja 63,5%, concluíram o Ensino Médio. A estatística identifica um grande contingente de adolescentes que não conseguem realizar o ensino básico no Brasil.
“O abandono é quando o estudante deixa de atuar em um ano letivo, mas volta no ano seguinte, já a evasão é quando ele sai da escola e não é mais inserido no sistema, nem faz mais a matrícula”, explicou Thiago Ribeiro, ao detalhar as diferenças entre os dois lados de um mesmo problema. “Nós precisamos estimular os alunos a buscarem aspirações para o futuro”, defendeu.
O parlamentar acrescentou que, dentro do PL, a proposta é transformar a educação “no principal fator do desenvolvimento econômico” do município, “onde a escola deve ser um ambiente de desenvolvimento cultural, ético e crítico, focado no bem-estar dos nossos alunos, que todos tenham acesso à melhoria de qualidade de vida e o pleno desenvolvimento”, disse.