PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2025
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

03 DE MAIO DE 2024

Vereador cobra respostas a requerimento protocolado no ano passado


Propositura de André Bandeira pede respostas a requerimento aprovado em novembro de 2023 sobre contrato com empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos na cidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

André Bandeira é autor do requerimento 540/2024, aprovado na noite desta quinta (2), na 25ª Reunião Ordinária






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou nesta quinta-feira (2) o requerimento 540/2024, de autoria de André Bandeira (PSDB), votado em regime de urgência, que pede respostas a outra propositura, também por ele assinada, aprovada em novembro do ano passado, que indaga ao Executivo sobre possíveis descumprimentos contratuais apontados em ofício encaminhado à empresa responsável pela limpeza pública, coleta e destinação de resíduos sólidos na cidade.

“O requerimento 1016/2023 foi protocolado e aprovado pela Câmara Municipal em 9 de novembro de 2023. No dia 13 de novembro foi recebido na Prefeitura para análise. Em 27 de novembro a Prefeitura solicitou prorrogação do prazo, visto que no dia seguinte venceria o prazo inicialmente estabelecido para resposta, que é de 15 dias, conforme previsto na Lei Orgânica do Município. Foi então aprovado o requerimento solicitando a prorrogação na 68ª Reunião Ordinária, realizada em 27 de novembro de 2023 às 21h28. No entanto, até a presente data, 2 de maio de 2024, não recebemos qualquer resposta por parte da Prefeitura, nem dentro do prazo original, nem após a prorrogação concedida pela Câmara Municipal”, traz trecho do documento aprovado nesta quinta.

Ao discutir a propositura, André Bandeira destacou que a ausência de respostas a requerimentos aprovados em Plenário pode ensejar, de acordo com a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa, penalidades político-administrativas para o prefeito. 

“Essa Casa aprovou esse requerimento no final do ano passado. Pelo Regimento Interno e pela Lei Orgânica, o Executivo  teria 15 dias para responder ao Legislativo. Veio um pedido de prorrogação do prazo, concordamos com a prorrogação, demos mais 15 dias para responder. Finalizou novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril. Estamos em maio de 2024…  A infração político-administrativa já aconteceu. Eu já poderia protocolar o pedido de avaliação e cassação desse senhor Prefeito, mas eu quero a resposta, prefeito. O que está acontecendo? Por que não responde? Qual é o problema no contrato com a Piracicaba Ambiental? Qual é a dificuldade de se responder essa questão?”, indagou o vereador em discurso no Plenário. 

Ao justificar seu voto, Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, criticou a forma como parte dos ofícios é respondida, “de qualquer forma, de qualquer jeito, sem base técnica nenhuma”, falou. “A arma que o vereador tem é fiscalizar e legislar, fazer as indicações e os requerimentos, e isso não está sendo respeitado por esse Executivo”, acrescentou.

Laércio Trevisan Jr. (PL), na sequência, lembrou que a busca por informações sobre o contrato com a empresa responsável pela coleta dos resíduos sólidos na cidade foi um dos pontos debatidos por uma Comissão de Estudos, cujo relatório final foi lido em setembro do ano passado: “apuramos vários fatores que encaminhamos ao Ministério Público, que não vislumbrou nada de improbidade, apesar de lá não constar o valor pago nem a quantidade de material que tirou de um lugar e foi para o outro.. mas o Tribunal de Contas acatou o nosso relatório final e deu abertura a sindicância. Vamos aguardar o que vai acontecer nessa questão da Ambiental”.

Na sequência, Zezinho Pereira (União Brasil) disse ser “lamentável” a gestão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente. “Nunca vi o que aconteceu naquela Secretaria, nunca vi. Eu acho que isso não vai acabar bem”, falou.

Os discursos dos parlamentares podem ser revistos, na íntegra, no vídeo que acompanha esta matéria.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas