15 DE SETEMBRO DE 2023
Requerimento de Cássio Fala Pira foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira
Requerimento de Cássio Fala Pira foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira
No requerimento 797/2023, aprovado nesta quinta-feira (14), na 50ª Reunião Ordinária, o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, cobra da Secretaria Municipal de Saúde respostas ao caso de uma paciente que precisa de um aparelho de amplificação sonora individual.
A mulher, que tem perda auditiva bilateral desde o nascimento, solicitou o equipamento via SUS (Sistema Único de Saúde) em 2018, mas teve de fazer o cadastro novamente em 2021, quando foi informada por uma assistente social de que a espera dura, em média, quatro anos.
O parlamentar aponta que a paciente "possui muita dificuldade em ter interação social por conta de seu problema" e, por estar desempregada, não consegue adquirir o aparelho por meios próprios. "Ela não faz uso de libras, dificultando sua interação, e, mesmo que soubesse, a maioria das pessoas não possuem esse meio de comunicação, o que dificulta ainda mais o diálogo", comenta o vereador.
Cássio Fala Pira relata que enviou ofício em fevereiro à Secretaria Municipal de Saúde, "a fim de que respondessem sobre o aparelho, porém até a presente data a resposta não chegou ao gabinete do vereador". No requerimento, o parlamentar pergunta se a pasta recebeu o ofício e qual é, então, a resposta para a situação relatada nele.
"Ela está aguardando há quatro anos por um aparelho auditivo. Chora muito, porque é discriminada quando procura trabalho. Tenho certeza de que esse requerimento vai ser negado [na Prefeitura] e vou ter que judicializar para essa pessoa ter o aparelho auditivo", disse Cássio Fala Pira, na tribuna.