
03 DE MAIO DE 2022
Requerimento 332/2022 foi aprovado na noite desta segunda-feira (2), durante a 14ª reunião ordinária da Câmara.
Questionamentos foram apresentados pelo vereador Gilmar Tanno (PV)
O vereador Gilmar Tanno (PV) apresentou o requerimento 332/2022 – aprovado nesta segunda-feira (2), durante a 14ª reunião ordinária da Câmara – para cobrar do poder público o cumprimento do Manual de Normas Técnicas de Arborização Urbana na execução dos serviços de poda e fiscalização.
No texto da propositura, ele recorda que existe o Plano Municipal de Arborização Urbana de Piracicaba, publicado em 2020, disponível no site da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), e que se soma a esse documento o Manual de Normas Técnicas de Arborização Urbana, publicado em 2007.
“O objetivo é padronizar os procedimentos básicos para implementação e manutenção de árvores em vias públicas”, observa o vereador.
Tanno destaca que a poda é a prática mais usada e mais relevante no manejo da arborização urbana. “Além de tecnicamente ser a prática que facilita o relacionamento harmonioso das árvores com o espaço, incrementa os resultados esperados, garante sobrevida ao indivíduo adulto e minimiza efeitos de planejamento inadequado”, aponta o parlamentar no requerimento.
No entanto, ele detalha que tem recebido reclamações sobre as podas que são realizadas no Município e aponta, como caso recente, o serviço executado na praça da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” (rua Saldanha Marinho, 333, Centro).
O parlamentar questiona se os critérios e diretrizes do manual estão sendo cumpridos, se a empresa contratada recebe orientação a partir deste documento oficial e pede informações sobre qual é o procedimento de fiscalização dos serviços de poda executados. “São elaborados relatórios referentes à qualidade”, pergunta.