08 DE MAIO DE 2024
Pedro Kawai acompanhou, nesta sábado (4), na capital paulista, duas agendas de Fumiu Kishida durante visita oficial ao Brasil
Pedro Kawai acompanhou duas agendas do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida
O vereador Pedro Kawai (PSDB) representou a Câmara Municipal de Piracicaba, no último sábado (4), na visita do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, em São Paulo. Discussões sobre o fortalecimento da parceria estratégica e comercial entre os dois países, bem como a possibilidade de um acordo comercial entre o Mercosul e o Japão, estiveram na pauta.
A última vez que um primeiro-ministro japonês veio oficialmente ao Brasil foi em 2016, quando o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe esteve no país para participar do encerramento dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
Kawai acompanhou Kishida em duas das agendas em São Paulo: na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo).
“A vinda do primeiro-ministro Fumio Kishida ao Brasil é motivo de orgulho, não somente para nossa comunidade, que é a maior do mundo fora do Japão, mas a todo povo brasileiro, por conta do respeito e história do Japão e suas lideranças mundo afora”, falou o vereador.
Durante seu pronunciamento, Kishida destacou o recente acordo que isentou a exigência de visto de curta permanência para brasileiros em viagem ao Japão, estabelecido em 2023.
O tema já havia sido amplamente discutido entre autoridades japonesas e brasileiras na Missão Parlamentar no Japão, na qual o vereador Kawai participou em março de 2023 com mais 9 parlamentares do Brasil.
Em São Paulo, Kishida foi recebido pela comunidade nipo-brasileira, no Grande Auditório da Sociedade Bunkyo, com mais de 1.200 convidados. Ele visitou também a Japan House, casa de cultura na avenida Paulista mantida pelo governo japonês em apenas mais duas cidades do mundo, Londres e Los Angeles.
Na USP, Kishida proferiu uma palestra sobre os rumos da política diplomática do Japão para a América Latina. Ele foi recebido pelo reitor da universidade, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e pelo diretor da faculdade, Celso Fernandes Campilongo.
Ainda na capital paulista, participou da abertura de um fórum empresarial e se encontrou com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Na pauta, a discussão de possíveis parcerias comerciais entre os dois países, com foco na retomada das negociações entre o Mercosul e o Japão. As relações comerciais entre as nações movimentaram mais de R$ 58 bilhões no ano passado.
A visita ao Brasil começou na sexta-feira (3) de manhã, em Brasília, onde foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em reunião bilateral fechada, Lula e Kishida trataram de temas como comércio, meio ambiente e transição energética, além de firmarem acordos para cooperação em economia verde e transição energética.