
07 DE ABRIL DE 2025
André Bandeira mira preocupação de empresários em novos investimentos, captação de jovens ao primeiro emprego, distritos industriais, desburocratização e incentivos
Vereador acolhe demanda empresarial para estimular jovens ao trabalho
O vereador André Bandeira (PSDB) enfatiza recentes demandas provindas do setor empresarial preocupado com a situação dos distritos industriais da cidade. A demanda maior se concentra em diversos tópicos que necessitam de melhor atenção do Poder Público, na garantia da continuidade do crescimento econômico local e a atração de novos investimentos, em atuações que ressaltem a captação de jovens para o mercado de trabalho, a criação de novos distritos industriais, a desburocratização de processos e o incentivo fiscal.
André Bandeira avalia que a captação de jovens e a geração de oportunidade representa uma das maiores preocupações dos empresários, devido à escassez de mão de obra jovem e qualificada, onde a falta de incentivos para a formação profissional e a baixa atração de novos quadros para a indústria local têm sido apontadas como um obstáculo ao crescimento das empresas.
A consideração é que a criação de programas de capacitação e parcerias com escolas técnicas pode ser uma solução eficaz para garantir que as futuras gerações estejam preparadas para as demandas do setor. A criação de novos distritos industriais é outro ponto crucial discutido pelos empresários, na necessidade de expansão da área disponível para novas empresas. A medida é vista como uma forma de aumentar a competitividade e diversificar as áreas de atuação, atraindo mais empresas de diferentes segmentos para Piracicaba, o que contribuiria para a geração de mais empregos e o fortalecimento da economia local.
Na desburocratização e incentivos fiscais, a ênfase é por simplificação das regras para a instalação e operação de empresas nos distritos industriais, visto que a burocracia excessiva dificulta o processo de abertura e funcionamento de novas empresas, além de aumentar os custos operacionais.
Os empresários sugerem a implementação de medidas que agilizem a tramitação de documentos e a flexibilização de normas que muitas vezes engessam o crescimento das
empresas. Além disso, os incentivos fiscais do município são um dos pontos importantes para atrair novos investimentos e fortalecer as empresas já estabelecidas. A revisão das políticas de incentivos poderia proporcionar um ambiente mais favorável para o crescimento das indústrias e o aumento da competitividade local.
O transporte e a mobilidade nos distritos industriais também foram levantados como questões de grande relevância. Muitos empresários sugerem a necessidade de remodelação dos meios de transporte nos distritos industriais, com a inclusão de alternativas de locomoção além dos ônibus. A criação de um sistema de transporte mais eficiente e acessível poderia facilitar o deslocamento dos trabalhadores, especialmente aqueles que atuam em turnos alternados, melhorando a logística e a qualidade de vida dos colaboradores.
A revisão do IPTU e facilitação na aquisição de terrenos também é medida defendida pelo setor, como fator que impacta diretamente a competitividade das empresas, devido à alta carga tributária sobre os imóveis nos distritos industriais, o que pode ser um impeditivo para a expansão de negócios e a instalação de novas indústrias. Os empresários sugerem que a Prefeitura de Piracicaba reveja a política de cobrança de IPTU, de modo a torná-la mais atrativa para os empresários e compatível com o potencial de crescimento da cidade.
Além disso, a maior facilidade na aquisição de terrenos para novas empresas é destacada como uma necessidade urgente. O alto custo e a burocracia para a compra de terrenos dificulta a instalação de novas indústrias e inibe o crescimento de áreas já consolidadas. A
criação de um programa que facilite a aquisição de terrenos poderia incentivar a chegada de novos empreendedores e aumentar a oferta de vagas de emprego.
A construção de creches nas imediações dos distritos industriais também é questão social apontada, onde a falta de serviços de apoio à família tem sido um fator limitante para muitos trabalhadores, especialmente para as mulheres. A criação de creches perto dos distritos industriais ajudaria na organização da vida dos colaboradores, aumentando a produtividade e garantindo uma maior qualidade de vida.
"Os empresários de Piracicaba têm apresentado propostas valiosas para o desenvolvimento dos distritos industriais, com o objetivo de atrair mais investimentos, gerar mais empregos e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Nosso gabinete se compromete a levar essas demandas ao Executivo Municipal e buscar soluções eficazes para que a cidade
continue a crescer e se destacar no cenário industrial. É fundamental que o município se atualize e se adapte às novas exigências do mercado, criando um ambiente propício para o sucesso e a inovação no setor industrial", considerou André Bandeira ao reafirmar seu compromisso de levar estas demandas ao Executivo.