
07 DE MAIO DE 2019
Moção de aplausos aprovada na Câmara parabeniza os idealizadores do projeto "Escola + Bonita", realizado pelo Centro de Detenção Provisória e Centro de Ressocialização
Trevisan Jr. contempla reeducandos em projeto de revitalização escolar
Moção de aplausos 25/2019, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), parabeniza os idealizadores do projeto "Escola + Bonita", realizado pelo Centro de Detenção Provisória "Dr. Nelson Furlan" e pelo Centro de Ressocialização Feminino "Carlos Sidnes Cantarelli", os quais são dirigidos, respectivamente, por Maurício Arantes Romero Gonçalves e Celeste Maria Varella Abamonte, que receberam a homenagem no expediente da 25ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (6). O juiz-presidente da Vara de Execuções Criminais e do Júri do Fórum de Piracicaba, Luiz Cunha, acompanhou a entrega da moção de aplausos.
O projeto garante a revitalização das escolas estaduais de Piracicaba, com o trabalho de reeducandos e reeducandas em regime semiaberto.
Na entrega das homenagens, Trevisan Jr. destacou que as pessoas que estão hoje detidas, presas, um dia vêm para a rua, cabendo ao Estado reeducá-las e reenquadrá-las na sociedade, proporcionando algo de novo, uma nova profissão. "Nós sabemos que estados e municípios podem prestar serviços, e esse trabalho desenvolvido nas escolas, como pintar uma escola, tem a importância de ter uma integração com essas pessoas", disse o parlamentar.
Trevisan Jr. também considerou que 70% dos que estão presos estão por conta do tráfico de drogas, por causa do dinheiro do tráfico. "Nós sabemos que há pessoas que não gostam, não têm visão para esse tipo de projeto, que é feito nas férias, sendo que nunca houve incidente nenhum. Quando as crianças voltam a estudar, está tudo remodelado. É importante esse projeto que está sendo feito pelo governo do Estado de São Paulo. Parabéns a vocês pelo trabalho e pela sua presença", concluiu o parlamentar.
O diretor Maurício Arantes Romero Gonçalves falou em nome das instituições carcerárias. "Muitas vezes, as pessoas enxergam as unidades prisionais como 'masmorras', mas existe um excelente trabalho dentro dos presídios para quem quer e pode. O CDP abriga um regime semiaberto. É uma excelente parceria, porque é uma parceria em que todos ganham, os presos e as presas, que ganham uma qualificação, buscando uma reinserção no mercado de trabalho. Alunos, professores e a sociedade como um todo também ganham com isso. A princípio, visava a restauração das fachadas, mas não paramos por aí, pintamos corredores, nos preocupamos com a jardinagem, com a limpeza e conseguimos a reforma de um anfiteatro em uma escola. Não nos limitamos apenas na exigência do projeto, vamos um pouco além. Tenho certeza que esse é mais um de tantos que já fizemos e teremos uma cidade ainda melhor que é Piracicaba", ponderou Maurício.
O vereador Matheus Erler (PTB), que também participou do ato solene na entrega das homenagens, considerou e relevância dos serviços prestados. "Quem deve agradecer a vocês é a sociedade. Nós vemos que é, sim, possível a regeneração de todos, por algum fato, algum delito, temos visto propagado o discurso do ódio, e pessoas que estão mostrando para nós o que é diferente. Mais uma vez, quero parabenizar ao vereador Trevisan Jr., eu não gosto de falar de religião, mas cito o caso de Madalena, visto que todos os homens condenaram o ladrão que estava na cruz, eu finalizo com essas passagens", disse o parlamentar.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) também fez considerações sobre a importâncias das homenagens. "Eu tenho a plena convicção de que este é o caminho, que é a inclusão. Isso, sim, é um trabalho de extrema importância e que faz com que a gente tenha esperança. Parabéns pelo brilhante trabalho", disse.