PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MAIO DE 2023

'Todos devem levantar a bandeira da luta contra o abuso', diz oradora


18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Rosimeire Aparecida Bueno Jorge usou a Tribuna Popular da Câmara






A bandeira da luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes é um dever de todos. Esse foi o recado da oradora Rosimeire Aparecida Bueno Jorge, que usou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Piracicaba, durante a 28ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (18), para falar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A data está inserida na campanha Maio Laranja, que existe desde o ano 2000 e também está relacionada ao tema. O dia foi escolhido para marcar o assassinato da menina Araceli, em 1973, que foi abusada e morta e cujo crime até hoje não foi punido. Segundo a oradora, a campanha também promove a divulgação da flor, que é o símbolo da infância e demonstra a vulnerabilidade das crianças e adolescentes.

“Que a sociedade se mobilize por ações preventivas para atendimento desse público”, defendeu a oradora. Ela destacou que a violência ocorre por meio de uma relação de poder entre o adulto e a criança e a maioria dos casos ocorre em relações intrafamiliares. Segundo Rosimeire, uma das piores violações de direitos das crianças e adolescentes é a situação de violência.

A oradora também apresentou dados sobre a exploração sexual no Brasil, falou sobre os sinais de alerta que podem indicar casos de violência e sobre as consequências desses crimes para as vítimas. Ela defendeu que a campanha de combate à exploração deve ser constante e que todos devem participar da rede de proteção às crianças e adolescentes, principalmente através da denúncia. Ela ainda explicou como funciona o trabalho de assistência às vítimas na cidade e informou que as denúncias devem ser encaminhadas ao Conselho Tutelar ou pelo Disque 100.

Confira, no vídeo, nesta página, o discurso completo da Tribuna Popular.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas