12 DE SETEMBRO DE 2014
Homenagem a educadora teve a presença de familiares e autoridades
Unidade de ensino atende 350 crianças no Jardim Piracicaba
Os vereadores Carlos Alberto Cavalcante e Luís Beltrame, ambos do PPS, e José Aparecido Longatto (PSDB) acompanharam nesta sexta-feira, 12, a cerimônia de denominação da Escola de Ensino Fundamental no Loteamento Vem Viver, no bairro Jardim Piracicaba. A unidade, agora, passa a se chamar Professora Tercília Bernadete Sanches Costa, após o projeto de lei 81/2012, de autoria de Carlinhos.
Natural de Itaju, interior paulista, a educadora veio morar em Piracicaba na década de 80. No Centro Educacional Sesi 85, então localizado no Instituto Baroneza de Rezende, atuou como professora de 1986 a 2010, quando afastou-se para tratamento de saúde. Ela morreu em São Paulo, em 3 de março de 2012.
A homenagem a Tercília foi proposta por Carlinhos e aprovada pelos demais parlamentares na reunião ordinária de 27 de setembro daquele ano, transformada depois na lei municipal 7.439, em 5 de outubro, pelo ex-prefeito Barjas Negri.
Licenciado do mandato legislativo desde 11 de agosto, Carlinhos fez questão de comparecer à denominação. Ele se disse emocionado com o ato, por ter acompanhado o comprometimento de Tercília. “A gente sabe a importância de uma escola na qualidade de vida de uma cidade. É investindo na educação que você prepara uma população consciente.”
O vereador Luís Beltrame disse ter dupla satisfação em presenciar a cerimônia. Primeiro por tratar-se de uma solenidade no ambiente escolar, ou como fez questão de classificar, “é a casa do saber”. Além disso, ele enalteceu o empenho da educadora. “Parabenizo o Carlinhos pela iniciativa. Quem conheceu a trajetória de Tercília, sabe que a homenagem é merecida”, classificou Beltrame, que assumiu a vaga deixada por Carlinhos e permanece na Câmara até 30 de setembro.
A cerimônia teve a presença do prefeito Gabriel Ferrato, da Secretária de Educação, Ângela Jorge Corrêa, da diretora da escola, Luciane Santos, e dos familiares de Tercília, os filhos Thiago e André, e o marido Walter Aparecido Costa.
“Minha mãe dedicou a vida inteira à educação. Não poderia existir homenagem melhor do que esta”, disse o filho Thiago, de 34 anos, com dificuldade para conter as lágrimas. “Com tudo o que aprendi com ela, decidi também seguir no ensino”, completou ele, que atualmente é docente de nível superior. Para ele, o principal legado da matriarca é o amor para com o ensino e com os alunos.
Distribuída em 12 salas, a unidade de ensino funciona na rua Gemeli Zaia, 50, e atende 350 alunos, de 6 a 10 anos. Ao todo são 19 funcionários. “A escola é um pedaço da vida das crianças. Ela ensina, mas a educação se faz em casa”, lembrou o prefeito Gabriel Ferrato, ao solicitar a colaboração dos pais e o envolvimento deles com a rotina escolar, garantia de um futuro digno para as crianças.
Na definição do vereador Longatto, Piracicaba tem muito a celebrar na área educacional, já que alcançou o índice de 97% de alfabetização. Sobre a denominação, o parlamentar declarou que “é um reconhecimento eterno para alguém que levou a luz do saber.”