08 DE OUTUBRO DE 2019
De iniciativa de Ary Pedroso Jr. e Pedro Kawai, cerimônia no salão nobre homenageou funcionários do CTC e concedeu título de "Cidadão Piracicabano" a Gustavo Leite.
Homenagens foram entregues em solenidade na noite desta terça-feira
À frente das principais inovações em pesquisa no setor sucroenergético, o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) teve sua trajetória exaltada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba por ocasião de seus 50 anos de fundação, em cerimônia no salão nobre, na noite desta terça-feira (8). O presidente da companhia, José Gustavo Teixeira Leite, também foi homenageado: natural do Rio de Janeiro, ele recebeu o título de "Cidadão Piracicabano" das mãos dos vereadores Ary Pedroso Jr. (SD) e Pedro Kawai (PSDB), autores da solenidade.
O reconhecimento pela atuação destacada dentro da empresa contemplou oito funcionários: o coordenador de pesquisa César Bueno de Souza, o diretor de vendas Luiz Antonio Dias Paes, a ex-gerente de recursos humanos Márcia Regina Frasson, a analista de marketing Natália de Campos Trombeta Calori, o técnico administrativo Otavio Firmino de Arruda, o gerente de sementes Suleiman José Hassuani, a supervisora de pesquisa Thaís Helena Silva Ferreira e o representante técnico de vendas Tiago Salioni Moura.
"O que seria da agricultura sem a tecnologia, o Brasil sem o agronegócio, os piracicabanos sem o CTC e o CTC sem vocês, cada um com seu compromisso e dedicação?", disse Kawai aos funcionários homenageados. "Sermos bons profissionais não é mais que obrigação a todos nós, porém vocês são diferentes: são referências, algo que é para poucos", completou o vereador.
Ary disse que passou a ter clareza da dimensão do Centro de Tecnologia Canavieira após ouvir detalhes do próprio Gustavo Leite. "Quando ele me explicou o orgulho e a vontade que tem de fazer o CTC crescer, isso me emocionou e fui estudar o que é", contou o vereador, ao ressaltar a importância do conhecimento gerado pelo CTC. "Se não tivermos sustentabilidade, a matriz energética do mundo vai falir."
"É uma data de respeito atingir 50 anos trazendo qualidade, inovação e desenvolvimento", continuou Ary. "O CTC leva o nome de Piracicaba como uma das pioneiras do mundo para falar de cana-de-açúcar, energia. É uma realidade acima dos padrões normais de Brasil, graças a Gustavo Leite, que fez a empresa crescer e ter 75% a mais de lucro no ano passado em relação ao anterior", destacou.
Com 31 anos de CTC, a ex-gerente de recursos humanos Márcia Regina Frasson falou em nome dos homenageados. "Completar 50 anos é sempre um marco que merece ser comemorado. Para uma empresa, o fato de permanecer ativa e em contínuo desenvolvimento é motivo de orgulho, especialmente se considerarmos que, no Brasil, cerca de 50% das empresas fecham as portas em até 5 anos de sua abertura."
Ela agradeceu à Câmara o "reconhecimento público à história e contribuição" do Centro de Tecnologia Canavieira. "Quaisquer que sejam as dimensões consideradas, o CTC teve forte impacto para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, pela cultura da cana em padrões de excelência mundialmente reconhecidos, pela criação de novos produtos, processos e outras contribuições inovadoras, pela representatividade como empregador, pelos tributos pagos e aplicados no município e para o desenvolvimento da ciência brasileira, transformado em tecnologias aplicáveis e à disposição da nossa agricultura."
A ex-gerente de recursos humanos também comentou a relação da empresa com seus empregados. "Destaco em especial o que chamarei de 'dimensão humana do CTC', uma vez que proporciona a seus funcionários um campo de desenvolvimento que se encontra em poucos locais: suas atividades e estratégias de negócios dão oportunidades de vivenciar um ambiente de uma cadeia completa de profissionais: do trabalhador do campo aos pesquisadores, muitos deles mestres e doutores."
"Essa diversidade", continuou, "sempre garantiu um ambiente de desafios e complexidade, tanto na parte técnica quanto nas relações interpessoais: um local privilegiado de aprendizados, que permite o crescimento pessoal e profissional, em que todos se engajam e trabalham com dedicação. E o CTC retribui o esforço de seus colaboradores com benefícios, investimentos em capacitação, qualidade de vida e rigoroso cumprimento da legislação trabalhista."
Márcia Regina destacou que a cultura da empresa "incentiva as trocas, as amizades, o reconhecimento pelas contribuições individuais ou coletivas e a comemoração das conquistas". Ela citou como referência entre os colegas outro homenageado: o técnico administrativo Otavio Firmino de Arruda, com 48 de seus 76 anos dedicados ao CTC. "É exemplo de dedicação, resiliência e disposição para as mudanças, para aprender sempre e seguir em frente em cada uma delas, firme e forte para enfrentar outros desafios."
Condecorado com o título de "Cidadão Piracicabano", o presidente da companhia, Gustavo Leite, afirmou que, ao chegar à cidade, há oito anos, diante do "cenário sombrio" que encontrou ante a missão de "avaliar alternativas para o futuro do CTC", encontrou nos funcionários a reprodução do lema expresso no brasão do município: "audaciosos na inteligência e no trabalho".
"Por meio de suas inovações, o CTC teve papel de destaque na transformação do Brasil como líder global no setor. São cinco décadas de desafios, conquistas e muitos aprendizados do principal centro de tecnologia voltado à cana de açúcar em todo o mundo", ressaltou o executivo, que agradeceu à Câmara a concessão do título.
"Fiquei ao mesmo tempo surpreso e honrado. É com orgulho e prazer que recebo este título, mas isso é fruto do esforço coletivo na reinvenção do CTC, devolvendo-lhe o lugar de destaque na cena científica brasileira. Meus colegas fazem qualquer sacrifício valer a pena", disse Gustavo Leite, que também agradeceu a "acolhida calorosa do povo hospitaleiro" de Piracicaba.
O executivo recebeu elogios dos autores da solenidade. "Você é um grande merecedor; que continue a fazer muito pelo CTC e pela cidade", disse Ary, que chamou Gustavo Leite de "ótimo gestor, de excelência". Kawai lembrou que a concessão do título de "Cidadão Piracicabano" foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. "Com isso, assinam junto com a gente os mais de 400 mil habitantes, a quem representamos, mostrando o carinho e o respeito que toda a cidade tem por sua liderança e profissionalismo. Bem-vindo ao seu novo lar oficial, o 'ninho caipira'", completou o parlamentar.
Representando o Executivo, o secretário municipal de Administração, Evandro Evangelista, enalteceu Gustavo Leite e o CTC. "Honra muito Piracicaba com sua contribuição na área científica e, mais recentemente, se tornando uma grande empresa, orgulho de todos nós. Gustavo foi o grande transformador do CTC nos últimos tempos, que passou a ser reconhecido nacional e internacionalmente."
Também compuseram mesa na solenidade o vereador Wagner de Oliveira, o Wagnão (PHS), e o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten.