PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE ABRIL DE 2018

Solenidade enaltece generosidade do povo sírio-libanês


Semana da Cultura Árabe foi lembrada na noite desta sexta-feira (13) em reunião de iniciativa do vereador Capitão Gomes (PP)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (13 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (14 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (15 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução





A generosidade do povo sírio-libanês foi a tona da reunião solene em homenagem à Semana da Cultura Árabe, realizada na noite desta sexta-feira (13), na Câmara de Vereadores de Piracicaba, em iniciativa do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP). Mesmo com guerras, como ocorre atualmente na Síria, imigrantes e descendentes destacam a disposição coletiva em enfrentar as dificuldades. 

“A História deste povo nos leva a uma reflexão que mesmo diante da dor e sofrimento os sírios deixam muitas lições ao mundo, com uma admirável capacidade e persistência em recomeçar, e demonstram que pessoas em situações adversas podem ser mais fortes do que se imagina”, disse Elia Yossef Nader, orador oficial da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa (SBSL), que organiza a solenidade em parceria com o vereador. 

O vereador Capitão Gomes destacou a integração de sírios e libaneses na cidade. “Vocês estão aqui para receber a nossa homenagem e a nossa gratidão, pelos exemplos de persistência e bravura que os antepassados deixaram, afetivos, afetuosos, perseverantes, fraternos, leais e solidários, os seus antepassados ganharam a confiança e se integraram de corpo e alma na vida da comunidade piracicabana”, disse. 

Representando o prefeito Barjas Negri, o secretário de Administração, Erotides Gil, acrescentou a solidariedade sírio-libanesa. “O sangue deste povo me levou a enfrentar a saga daqueles imigrantes que chegaram há 116 anos em Piracicaba, uma colônia que se juntou e se uniu para se proteger, mas que tem a benevolência e o dom de ajudar as famílias piracicabanas, isso é demonstração de força e grande vantagem”, disse. 

O presidente da SBSL, Marcelo Magro Maroun, disse que destacar a importância da cultura sírio-libanesa não significa deixar de lado os problemas enfrentados atualmente, especialmente a Síria, mas de enfatizar o que há de belo nesta sociedade. “Temos que mostrar as coisas bonitas, enfatizar o povo, isso é motivo de orgulho”, disse. 

Na oportunidade, foram destacadas duas personalidades da comunidade sírio-libanesa em Piracicaba: Antonio Luiz Lordello Chaim e Ivan Arbex. Novamente, a inspiração foi em torno da importante da cultura para o mundo. 

“Toda minha família, sem exceção, cumpriu o papel de preservar a nossa cultura. A Síria, hoje em uma guerra insana, numa ideologia obtusa de uma minoria, nada representa a Síria do berço da Astronomia, da Matemática e Livre Comercio”, disse Arbex, escolhido como orador entre os homenageados. Ele encerrou ao citar uma frase do pensador árabe Khalil Gibran: “Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que não ri e da grandeza que não se inclina perante as crianças.” 

A reunião solene foi marcada ainda pela apresentação da nova diretora da Sociedade Beneficente Sírio-Libaensa, eleita para o biênio 2018-2019: Marcelo Maroun (presidente); Tufi Buchidid (vice-presidente); Laila Maria Simão (1ª Secretária); Marco Aurélio Barbosa Mattus (2º Secretário); Antonio Sérgio Calil (1º Tesoureiro); Francisco Rahal Farhat (2º Tesoureiro); Sandra Maria Elias Silva (1ª Diretora Social); Sylvana Zein (2ª Diretora Social); Elia Youssef Nader (1º Orador Oficial); Alexandre Sarkis Neder (2º Orador Oficial); Alessandra Calile Gerage (Diretora de Biblioteca); Antonio Carlos Mellega (Diretor de Patrimônio); Antonio Carlos Neder (Diretor de Honra); Geraldo Pereira da Silva (Diretor de Sede); Jessica Elias Faiad (Membro da Diretoria de Juventude); João Batista Vieira de Camargo (Presidente da Comissão de Finanças); Jorge Sallum Nassin (Diretor de Ex-Presidentes); José Maria Cassaniga (Membro da Diretoria de Sindicância); Lecy de Fátima Sutto Nader (Membro da Diretoria de Assistência de Solidariedade); Luciana Mardegan Maroun (Presidente da Diretoria de Assistência de Solidariedade); Luiz Miguel Sallum - in memoriam (Diretor Administrativo); Luiza Calil (Presidente da Diretoria de Sindicância); Marisa Malacarne Buchidid (Membro da Diretoria de Assistência de Solidariedade); Mateus Magro Maroun (Membro da Comissão de Finanças); Nassif Elias Buchidid (Presidente da Diretoria de Visita); Pedro Luiz Gerage (Membro da Comissão de Finanças); Renan Calile Gerage (Presidente da Diretoria de Juventude); Riad Helal (2º Diretor Jurídico); Sérgio Ademir Sallum Nassin (Diretor de Associados); Sérgio Maluf Chain (Presidente da Comissão de Obras) e Vitor Kraide Corte Real (Membro da Diretoria de Sindicância).



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Homenagem Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas