28 DE NOVEMBRO DE 2018
"Servimos como psicólogos e conselheiros. A rotina não é fácil: temos muitas responsabilidades, principalmente ao lidar com a autoestima do cliente", disse Abdala.
De iniciativa de Abdala, solenidade ocorreu no salão nobre da Câmara
Ora "psicólogos", ora "fabricantes de sorrisos", as multifunções dos profissionais que lidam com cabelo, barba, pele e unhas foram o aspecto mais destacado na solenidade em comemoração da Semana Municipal da Beleza. A cerimônia, promovida pelo vereador Marcos Abdala (PRB), foi realizada no salão nobre da Câmara na noite desta terça-feira (27).
Há 37 anos no ramo, o parlamentar apontou a importância dos profissionais tanto na economia do país ––o Brasil é o terceiro maior mercado do setor no mundo–– quanto no lugar que ocupam na vida de seus clientes. "Digo com toda a propriedade: sei o quanto significa essa profissão", disse Abdala.
"Esta é uma justa homenagem a uma classe que, muitas vezes, passa despercebida aos olhos da população, mas que é muito importante, pois gera riquezas e empregos, visto que a indústria dos cosméticos fatura bilhões ao ano e não para de crescer graças aos profissionais e empresários do ramo da beleza."
Segundo o vereador, quem atua na área costuma tornar-se amigo próximo daquele a quem atende. "Servimos como psicólogos e conselheiros. Muitos que não têm coragem de desabafar com a família procuram os profissionais da beleza. A rotina não é fácil: temos muitas responsabilidades, principalmente ao lidar com a autoestima do cliente."
Abdala relembrou seu início na profissão, aos 14 anos. "Também vivíamos uma crise dura e eu procurava um trabalho. Meu avô me sugeriu ser barbeiro", contou o vereador, que exaltou o empenho de quem atua na área. "Precisamos ter muito orgulho de ser barbeiro, esteticista, cabelereiro, pedicure", salientou.
O autor da cerimônia aproveitou para fazer menção a outra data celebrada nesta terça-feira: o "Dia de Doar", que foi instituído em Piracicaba graças a uma proposta do parlamentar aprovada pela Câmara. "O dia é comemorado nacionalmente para promover a cultura de doação, a fim de termos um país mais generoso e solidário. Doar é um ato natural do ser humano", comentou Abdala, que convidou as pessoas presentes no salão nobre a abraçarem umas as outras.
A solenidade homenageou Giovana Gimenes, Franciele Carolina Rodrigues Pinheiro, Karina Moura e Denise Junqueira ––além de Nestor Evangelista Camargo e Gabriel Bueno Proença, que não puderam comparecer–– na categoria Cabeleireiro e Luciane de Paula, Livia Milena Zolini e Keity Virginia Victor na categoria Maquiador.
Já Maria Emília Pedron Rezende recebeu voto de congratulações em virtude da realização da primeira edição do evento Beleza Piracicaba, entre 27 e 29 de outubro, na Estação da Paulista.
Homenageada como cabeleireira, Denise Junqueira agradeceu ao público que acompanhou a cerimônia e a Abdala. "Você sabe a importância que cada um de nós temos para a sociedade", disse ela, observando que, mesmo na crise, "os brasileiros não deixam os cuidados estéticos".
Denise ressaltou as diversas faces e habilidades dos profissionais da área. "Enxergamos linhas, medidas, pontos e cores onde não existem. Só de olharmos, sabemos o que o cliente quer, antes mesmo que nos fale. Alimentamos seus egos. Somos fabricantes de sorrisos, terapeutas, psicólogos. Estilistas, criadores, artistas e mágicos", afirmou. "Ser profissional da beleza é criar, transmitir e emocionar", concluiu.
Prestigiaram a solenidade Antonio Celso Bisson, assessor de relações institucionais da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente; Mauro Nunes Martins, representando a Associação dos Profissionais da Beleza e Afins; Luis Carlos Chiaranda, cabo da reserva do Exército; André Augusti, vice-presidente da Associação Eu Tô na Fé; e o pastor Fernando Favoretto, representando o Conselho de Pastores.