07 DE NOVEMBRO DE 2023
Rai de Almeida propôs moção de aplausos ao Siemaco por promoção da campanha Respeite Todo Mundo
Aprovação de propositura ocorreu na 63ª Reunião Ordinária
Na última segunda-feira (6), a Câmara Municipal de Piracicaba aprovou a moção 206/2023, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), que homenageia o Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região) pela realização da campanha Respeite Todo Mundo. A presidente da instituição, Renata Aguiar Souza, receberá a homenagem.
A campanha Respeite Todo Mundo foi lançada pelo Siemaco com o objetivo de combater o assédio moral e sexual, bem como as práticas de discriminação e preconceito no ambiente de trabalho. A iniciativa faz parte da ação da Femaco, federação sindical que representa 280 mil trabalhadores das áreas de limpeza urbana, asseio e conservação, áreas verdes, controle de pragas, lava-rápido e auxiliares de transporte aéreo no estado de São Paulo.
A Câmara Municipal de Piracicaba aderiu à campanha e no dia 25 de setembro foi realizado um ato no Salão Nobre Helly de Campos Melges. Trabalhadores, lideranças sindicais e vereadores vestiram a camiseta vermelha e preta, que traz a hashtag #RespeiteTodoMundo e a mensagem: "Eu luto por um ambiente de trabalho sem assédio e discriminação".
Duranre a reunião ordinária, a vereadora ocupou a tribuna da Câmara para lembrar que a ação coincide com uma das causas da Procuradoria da Mulher da Câmara. "Temos travado essa luta contra a violência contra a mulher", citou a parlamentar.
A campanha se desdobra em frentes: além de cursos e palestras de formação, equipes do sindicato visitarão as empresas da cidade para promover a conscientização. Um formulário no site femaco.com.br foi disponibilizado para denúncias de assédio, discriminação e preconceito pelos trabalhadores, preservando a identidade dos denunciantes.
Além disso, a campanha também oferecerá uma série de cursos e palestras de formação. Serão disponibilizados materiais publicitários como bandeiras, camisetas, adesivos e informativos, todos contendo um QR code que direcionará para a página onde as denúncias poderão ser registradas.