
11 DE SETEMBRO DE 2015
Emocionado empresário agradece homenagem e apoio de todos que passaram por sua vida.
Entrega de Título de Cidadão Piracicabano a Sidnei Brunelli
Conforme propositura do vereador Luiz Carlos Arruda (PV), foi entregue na noite desta sexta-feira (11), Título de Cidadão Piracicabano ao empresário Sidnei Brunelli, durante reunião solene realizada no Salão Nobre Helly de Campos Melges
O primeiro a fazer uso da palavra foi o Carlos Alberto Lordello Beltrame, representante do prefeito Gabriel Ferrato, que ressaltou a carreira vitoriosa do homenageado, sua colaboração para o desenvolvimento econômico de Piracicaba e finalizou dizendo o Título de Cidadão Piracicabano é a melhor forma agradecer a quem muito contribuiu com a história de Piracicaba.
Em seguida fez uso da palavra o vereador Pedro Kawai, primeiro secretário da Mesa Diretora, que falou da coragem do homenageado em sair de sua cidade natal e começar a vida em um lugar desconhecido e de sua preocupação com quem está a seu lado. “Quem ganha hoje é Piracicaba, por receber como cidadão piracicabano o empresário Sidnei Brunelli, homem íntegro e empresário de sucesso, que mesmo com a crise consegue se manter no mercado”, falou o parlamentar.
O vereador Luiz Arruda ao fazer uso da palavra falou da dedicação do empresário ao próximo, dos importantes serviços prestados a sociedade piracicabana, do valor que dá a quem está ao seu lado, do exemplo de pai dedicado, esposo amoroso, vô generoso e profissional competente e admirado.
“Esse título é a demonstração do reconhecimento de toda população piracicabana ao trabalho realizado por Sidnei em prol a comunidade piracicabana e pelo seu exemplo de vida”, disse Arruda.
Emocionado o homenageado disse que se sentiu honrado pela homenagem e por ter sido escolhido entre tantos outros merecedores, lembrou de todas as pessoas que contribuíram para que chegasse onde está, como sua primeira professora, seus irmãos, demais professor que passaram por sua vida, sua esposa, filhos e funcionários que fazem sua empresa prosperar.
“É uma grande responsabilidade receber o Título de Cidadão Piracicabano, faço parte do grupo seleto que adotou Piracicaba como terra Natal, espero poder retribuir tudo o que essa cidade que me acolheu e me permitiu alcançar meus anseios. Sou piracicabano por escolha e conquistar essa honraria não é só fruto do meu esforço mas de todos que fizeram parte da minha caminhada”, falou Sidnei Brunelli.
Durante a solenidade houve a apresentação da cantora Vanessa Cruz, que interpretou as músicas Super Herói e Agnus Dei, acompanhada do tecladista André Shiraga.
Também fez parte da Mesa Diretora o pastor Rubens José de Mello Almeida, da Igreja Agnus do Jardim Ibirapuera.
HOMENAGEADO
A família de Sidnei Brunelli, desembarcou em Santos em 14 de outubro de 1891, proveniente da Itália (Verona) a bordo do navio ARNO. Vieram seu avô paterno Fiorindo Brunelli com sua esposa Domenica e os filhos Rosa, Luigia, Basilio e Maria, conforme registrado na Certidão de Desembarque número 4.189/02.
Já no Brasil, nasceu seu pai Miguel Brunelli e sua mãe Amélia Batistuci Brunelli que se casaram em 1913 na em Pedreira (SP). Desse profícuo casamento nasceram os filhos: Antonio – 1918; Ulisses – 1921; Anesio – 1923; Ignes – 1925; Dorival – 1928; Valdomiro – 1929; Maria Aparecida – 1930; Valdemar – 1933 e Sidnei – 1941, nascido em Vinhedo/SP.
Em 1968 casou-se em Louveira/SP com Maria Ines Steck Brunelli com quem tenho dois filhos Ricardo, casado com Marina Torrezan, e Luciana, casada com Pablo Contreras com o qual tem as filhas Martina e Malu.
Iniciou seus estudos no curso primário no Grupo Escolar de Vinhedo aos 6 anos tendo concluído em 1951. Em sequência de 1952 a 1958, cursou o médio (ginásio e cientifico) no Colégio Diocesano Santa Maria de Campinas. Após 1 ano do Curso para Vestibular Anglo Latino, na época com uma única escola na famosa Rua Tamandaré, passou no Vestibular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo onde concluiu, em 1964 o curso de Engenharia Mecânica especialidade Projeto.
Sua carreira profissional teve incio em 1965, onde permaneceu por 5 anos como engenheiro mecânico no Departamento de Projetos da Vigoreli do Brasil (Jundiaí/SP) na seção de projetos de máquinas operatrizes especiais que eram fabricadas tanto para a linha de produção de maquinas de costura como também atendiam a indústria automobilística em expansão na época.
Piracicaba entrou na sua vida em 1958 quando pela primeira vez veio participar da preliminar do jogo pelo Campeonato Paulista entre o XV e o Botafogo de Ribeirão Preto. Em em 1970 quando mudou os rumos profissionais vindo a Piracicaba na Metalúrgica M. Dedini para trabalhar com projetos de máquinas pesadas, para Usinas de Açúcar em especial, de Moendas e seus Acionamentos.
Em 1973 a Cooperativa dos Produtores de Açúcar e Álcool – COPERSUCAR, formou uma equipe de projetos que juntamente com consultores Sul Africanos trabalhou no desenvolvimento da área de extração de caldo das Usinas Cooperadas visando atingir os níveis já praticados na África do Sul e Austrália.
Permaneceu na Divisão Industrial da CTC por nove anos onde juntamente com toda a equipe desenvolveu técnicas, equipamentos e implantações de recepção, preparo de cana, moagem e manuseio de bagaço que colocaram o Brasil no topo mundial em capacidade de moagem e extração de açúcar contido no caldo.
Por último, em 1982, com mais dois sócios, fundou a Empral Desenvolvimento de Equipamentos Ltda, com sua área mecânica sediada em Piracicaba. Hoje com o nome Empral Piracicaba já opera há 33 anos. Os objetivos foram arduamente trilhados e o trabalho recompensado onde o homenageado sempre diz: “Que que ao lado de fria parte técnica colaboramos para criar e desenvolver profissionais que passaram ao nosso lado e hoje são vencedores nos seus trabalhos”.
A Empral Piracicaba realizou nos últimos 10 anos mais de 25 implantações de extração de caldo correspondendo a uma capacidade de processamento superior a 100 milhões de TC Safra, com mais de 310 unidades de moendas construídas com desenho da Empral Piracicaba.
Desde 1982 houve a realização de mais de 825 regulagens de moendas com mais de 4.000 moendas ajustadas tendo moído perto de 1,5 bilhões de TC moídas.
Participou ainda ativamente do esforço de produção de energia limpa, projetando instalações e desenvolvendo equipamentos para: substituição de combustível fóssil por bagaço de cana na Industria de processamento de Laranja, projeto de moenda especificas para reciclagem de pneus na forma de pó para utilização em rodovias juntamente com o asfalto e mais recentemente no aproveitamento de canas com alto teor de biomassa, para produção de energia elétrica ou até etanol 2G.