PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE FEVEREIRO DE 2018

Serviço de acolhimento municipal homenageia Irmã Tereza


Proposta do Executivo foi aprovada durante a reunião ordinária na noite desta quinta-feira (15)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

PL 319/2017 foi aprovado durante a reunião ordinária desta quinta-feira (15)



O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, criado pela lei municipal 7.681/2013, homenageia a religiosa Irmã Tereza Cristina de São José, que, com a aprovação do projeto de lei 319/2017, durante a 4ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (15), passa a denominar o serviço desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba. 

Desde pequena, Irmã Tereza já deixava transparecer as grandes linhas de sua personalidade: caráter dócil e obediente à orientação dos pais, o que revelou de maneira favorável em resoluções difíceis de sua vida. Cultivava com cuidado sua vida de piedade sendo assídua aos Círculos da Ação Católica e aos deveres da Ordem de Terceira do Carmo na qual ingressou aos 14 anos. Na tarde de 12 de setembro de 1948, Tereza Cristina, com 30 anos, foi recebida no Carmelo de São Paulo, com o nome de Irmã Tereza Cristina de São José.

Para a cidade de Piracicaba, a Irmã Tereza dedicou grande auxílio na fundação de um Carmelo na recém-criada Diocese instalada no município, sob a liderança de Madre Ana de Jesus (Irene David Medeiros) e juntamente com as irmãs Teresa do Menino Jesus (Maria do Carmo Nogueira Garcez) e Luisa Inês de Jesus (Hermínia dos Santos). 

As irmãs são responsáveis pelos serviços domésticos do convento como varrer, lavar, cozinhar, jardinagem e horta. Cuidam dos ofícios da casa: rouparia (roupas das Irmãs), sacristia, conservação da igreja, enfermaria (cuidado e tratamento das Irmãs enfermas). Todas se revezam e se ajudam nas ocupações diárias. São encarregadas da confecção das alfaias para as igrejas e tudo o que concerne a Celebração Eucarística e aos ministros. Realizam quase todo tipo de artesanato e aceitam encomendas de trabalhos, sempre vivendo na clausura em dedicação aos ofícios da Diocese de Piracicaba. 

Irmã Tereza faleceu no sanatório Santa Catarina em São Paulo em 27 de fevereiro de 1985, em uma quarta-feira, dia dedicado ao patrono São José.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo

Notícias relacionadas