29 DE JUNHO DE 2018
Vereador defendeu parceria com ONG, que seria responsável por contratar médicos no município
Segundo vereador, prefeito e secretário de Saúde sinalizaram positivamente
A redução de filas para exames, consultas e cirurgias no sistema de saúde do município é defendida pelo vereador Paulo Serra (PPS), que levou um projeto ao Executivo. O parlamentar ocupou a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (28), na 39ª reunião ordinária, para apresentar detalhes da iniciativa.
Ele disse ter sido recebido na semana passada pelo prefeito Barjas Negri (PSDB) e pelo secretário de Saúde e Esportes, Pedro Mello. Da conversa participaram ainda representantes da ONG Cies Global.
Serra apresentou ainda detalhes sobre a ONG, que possui parceiros nas cidades de Rio Claro, Santa Bárbara d´Oeste, São Paulo e Belo Horizonte.
"Demorou para a gente conseguir trazer, porque estava tentando elaborar o projeto e barrava na questão do custo", disse o vereador, que já havia apresentado o requerimento 157/2018 ao Executivo, em que solicitou informações sobre a espera em Piracicaba. O formato encontrado não trará custos ao município, disse ele, e a ONG seria responsável pela contratação dos médicos na cidade.
Conforme dados apresentados por Serra, que também é médico, em média o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) é de 30 dias para exames e mais 30 para casos em que é necessário atendimento de alguma especialidade. "No final da regua, para se resolver o problema do paciente, isso chega a quase 120 dias. Onera o município, não anda e fica cada vez mais congestionando", declarou, dizendo que o seu modelo leva, no máximo, 10 dias.
Ainda em seu pronunciamento, Serra exibiu uma reportagem sobre os custos dos senadores ao país. "O dinheiro está na mão do político e não na mão do povo", finalizou.