10 DE MARÇO DE 2022
Afirmação veio em resposta ao requerimento 43/2022, de autoria do vereador Pedro Kawai
“Ficamos todos chocados com a tragédia e resolvemos saber se corríamos o risco de parte da pedreira desabar, como aconteceu com o paredão de Furnas”, disse Pedro Kawai
O secretário municipal de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, afirmou em ofício encaminhado ao vereador Pedro Kawai (PSDB) que a Defesa Civil do município realiza, sempre que necessário, vistoria na pedreira do Bongue.
A declaração é uma resposta ao requerimento nº 43/2022, de autoria do vereador Pedro Kawai, e que também questiona quais medidas de segurança foram adotadas para a contenção de um bloco rochoso que, aparentemente, apresentava fissura.
A intenção do documento é garantir a segurança de pedestres, ciclistas motociclistas e motoristas que transitam diariamente pela avenida Jaime Pereira, um dos principais acessos à região norte da cidade.
De acordo com o vereador, depois da recente tragédia que vitimou fatalmente dez pessoas na cidade de Capitólio, em Minas Gerais, aumentou a preocupação com a pedreira, que já possui histórico de pequenos desabamentos de rochas. “Ficamos todos chocados com a tragédia e resolvemos saber se corríamos o risco de parte da pedreira desabar, como aconteceu com o paredão de Furnas”, comentou.
Além de assegurar que a pedreira possui características geológicas diferentes do paredão de Furnas, a prefeitura informou que foram instalados perfis metálicos e telas de aço em trechos considerados críticos, a fim de evitar que, caso alguma rocha que se desprenda, não caia sobre a pista.