PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2019

Semana do Meio Ambiente promove conscientização


"Essa geração tem o dever de tratar do planeta melhor do que ele vem sendo tratado", observou a professora Elisabeth Sabino



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Leandro Trajano (1 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (2 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (3 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (4 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (5 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (6 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (7 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (8 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (9 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (10 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano Salvar imagem em alta resolução


Os alunos do Sesi Piracicaba (Serviço Social da Indústria) “Mario Rontani” participaram do quinto e último dia das atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente, com base no decreto legislativo 5/1999 e conforme requerimento 5/2019, do vereador José Longatto (PSDB).

Acompanhados pela professora Elisabeth Sabino, os estudantes do 6ª ano do Sesi surpreenderam os palestrantes por já demonstrarem consciência ambiental bem evoluída, o que, de acordo com Amanda Miquelani, supervisora das estações elevatórias da concessionária Águas do Mirante, é fruto do trabalho realizado na escola.  

Amanda explicou aos alunos o papel da empresa, responsável por 51 estações elevatórias e 26 estações de tratamento, que beneficiam mais de 400 mil pessoas no município, além de contar com uma extensão de 1,4 mil quilômetros de rede coletora de esgoto, atendendo lugares distantes, como Anhumas e Ártemis.

Ela propôs reflexão aos alunos ao questioná-los sobre as coisas que todos podem fazer para melhorar o meio ambiente. Prontamente, as crianças responderam que não jogar lixo, não poluir, economizar água, reciclar e reutilizar, não atear fogo no mato e não desmatar são ações que todos podem fazer para contribuir com a qualidade do meio ambiente.

Jonatas Neves da Silva, da área de responsabilidade social da Águas do Mirante, desenvolveu atividades lúdicas com as crianças, ensinando-as a separar o lixo nos recipientes corretos – amarelo: metais, verde: vidro, azul: papel e vermelho: plástico.

“Sem dúvida, as crianças são o melhor público que podemos trabalhar, porque elas não só memorizam como também aplicam muito rápido o que aprendem. Isso faz uma grande diferença. Estamos hoje preparando-os para tomar conta do futuro”, salientou Silva.

Foi a primeira vez que Amanda participou da Semana do Meio Ambiente. De acordo com ela, a conscientização é importante na formação do cidadão. “Encontrei alunos bem orientados nas questões ambientais e participativos. Não adianta querermos mudar hábitos, devemos criar hábitos, começando com as crianças. É um investimento para o futuro”, pondera.

Elisabeth Sabino, professora dos alunos, disse que o evento possibilitou unir teoria à prática. “Tudo que eles aprenderam tem relação com o que já vem sendo ensinado na escola, só que de maneira mais prática. A responsabilidade por cuidar do planeta é de todos”, disse. A professora acrescentou que, por ignorância, o homem não soube tratar do planeta e hoje todos enfrentam as consequências. “Hoje, é possível sim adquirir conhecimento desde muito cedo. Essa geração tem o dever de tratar do planeta melhor do que ele vem sendo tratado”.

Ao término da solenidade, a assessora do vereador José Longatto, Tânia Lopes entregou certificado de participação aos palestrantes e à professora e agradeceu a participação dos alunos.

“É uma satisfação imensa recebê-los. O Sesi é uma grande escola, o que aprenderam aqui levem para casa, para os pais, para os amigos. Temos que fazer a nossa parte, mesmo que ela seja pequena”, aconselhou.

 



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Meio Ambiente José Longatto

Notícias relacionadas