28 DE NOVEMBRO DE 2022
Sílvia Morales, do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua", participou neste domingo (27) de evento promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento
A Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) lançou, durante a 3ª edição do Encontro "Conecta Rural", no Varejão da Paulista, realizado neste domingo (27), o Selapir, o "Selo Local de Alimentos de Piracicaba".
Além da feira de produtores rurais, o evento teve uma roda de conversa com representantes da Sema, da secretaria municipal de Saúde, da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) voltada à apresentar o Selapir, saber quem são os potenciais beneficiários dessa política pública, as regras para obtenção do selo junto à Prefeitura.
Durante a conversa, também foi destacado que os produtos que receberão o Selapir serão classificados nas categorias: in natura de origem vegetal - Pin; de origem vegetal - Pro; e de origem animal in natura ou processados – ProA.
A elaboração e futura publicação de um "Manual de Boas Práticas", voltado à produção e beneficiamento dos produtos, e de um "Manual sobre a Rotulagem dos Produtos", ambos baseados em leis e normas vigentes, também foi debatida durante o evento. Segundo os participantes, haverá também um processo de informação e formação para esclarecimentos aos produtores rurais e demais interessados, voltado a facilitar a interpretação das leis e normas citadas.
Segundo a vereadora Silvia Morales, “tal propositura foi construída coletivamente pela equipe da Sema e de outras secretarias municipais, por grupo de especialistas da Esalq/USP e por produtores rurais e agricultores familiares".
A parlamentar ainda destacou que a proposta do selo foi recentemente aprovada na Câmara Municipal e disse: "portanto, é Lei, e passa pelo momento inicial de implementação da política pública correlata para identificação dos produtores locais, da rotulagem dos produtos e dos incentivos à comercialização dos produtos rurais no próprio município, com vistas a circular a economia localmente e melhorar a renda dos produtores envolvidos”.
Maiores informações sobre o Selapir podem ser encontradas em selapir.pira.sp.gov.br.