09 DE FEVEREIRO DE 2024
Reunião do dia 2 de maio será suspensa para participação de representante do Cerest
Vereador Gustavo Pompeo propôs explanação sobre o tema
A Reunião Ordinária do dia 2 de maio de 2024 será suspensa por 30 minutos para uma apresentação sobre a saúde mental dos trabalhadores. A medida está prevista no requerimento nº 116/2024, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), aprovado na 3ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (8). Na ocasião, o técnico de Segurança do Trabalho do Centro de Referência do Trabalhador (Cerest), Alessandro da Silva, vai falar sobre os riscos psicossociais no trabalho plataformizado que requer intervenção para a saúde mental dos trabalhadores.
O parlamentar justifica que a apresentação está inserida no âmbito do Fórum Permanente de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz, instituído na Casa através do Decreto Legislativo 08/2022. Ele destacou, no documento, que, através do fórum, foram iniciadas diversas ações em prol de melhores condições de trabalho, redução e identificação de situações precárias de trabalho nos mais variados segmentos.
Ao discutir o requerimento, Gustavo Pompeo apontou problemas para a saúde dos trabalhadores, especialmente os que atuam para aplicativos de entrega, com a precarização das condiçoes de trabalho e pressão sofrida por eles. Citou também que é uma realidade que a saúde mental tem sido responsável pelo afastamento de pessoas do trabalho e que é necessário discutir as formas de intervenção para cuidar desses trabalhadores.
Confira, no vídeo, o discurso completo do vereador.