16 DE OUTUBRO DE 2018
Solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (16), no Salão Nobre Helly de Campos Melges
A Câmara de Vereadores de Piracicaba realizou, na noite desta terça-feira (16), no Salão Nobre Helly de Campos Melges, a reunião solene de celebração do Dia do Médico e do Cirurgião-Dentista. A iniciativa é do vereador Ronaldo Moschini (PPS) e, na oportunidade, foram homenageadas personalidades destas áreas de atuação.
“Cada um destes profissionais é responsável pelo cuidado do corpo, alma e essência. Aos homenageados, sintam-se homenageados em nome de todos os outros que prestam um excelente serviço”, disse o parlamentar. Ele também aproveitou para destacar o trabalho atual do médico e do cirurgião-dentista. “A tecnologia não pode nos afastar dos nossos pacientes.”
Representando o prefeito Barjas Negri, o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, lembrou da estrutura de atendimento médico na cidade. “Piracicaba é uma cidade diferenciada porque tem uma formação profissional, tanto na área médica quanto odontológica, de altíssimo nível, por isso é referência regional, estadual, nacional e internacional”, disse.
Ele citou os hospitais de excelente qualidade, como Santa Casa, Hospital dos Fornecedores de Cana e Unimed, “que tem corpo clínico extremamente qualificado, e fez com que a cidade se tornasse em um polo tecnológico”, disse. Enalteceu a estrutura de aprendizado também.
“Piracicaba tem uma faculdade da Unicamp, que forma profissionais da mais alta qualidade, muito deles trabalhando no setor público e privado, e agora com a Faculdade de Medicina vai ocorrer o mesmo, formando profissionais da mais alta qualidade”, disse.
Ben-Hur Zambelo, delegado seccional do Conselho Regional de Odontologia, parabenizou os homenageados. “Vocês são merecedores e Piracicaba de uma maneira geral agradece vocês”, enfatizou.
Carlos Yousseff, presidente da Unimed Piracicaba, disse que a principal característica de alguém que atua como profissional da saúde é o descompromisso consigo próprio. “Quando você decide atuar nesta área, você abre mão de tudo aquilo que talvez gostaria de ter em uma vida normal, como a maioria das pessoas tem. Isso é uma coisa que você decide a partir do momento em que você escolheu a profissão”, disse.
Os homenageados no Dia do Médico foram Ary Pedroso Jr., que também é vereador; Andreia Inácio Luz; Ivan José Marmo de Almeida; Luis Kanhiti Ohamromari; Renato Françoso Filho; Rogério Antonio Tuon; e Yara Rizzo de Andrade. Já entre os cirurgiões-dentistas, receberam homenagem Flávio Henrique Baggio Aguiar, Iliana Athie Lima; Maria Cristina Volpato; Marisi Aidar; e Vera Lucia Razera Zotelli.
Renato Françoso Filho falou em nome dos homenageados. “Os senhores não têm ideia do quanto isso (essa homenagem) marca na vida das pessoas. O reflexo do nosso trabalho é grande mola propulsora das nossas vidas. Ser profissional de saúde não é uma escolha que nós fazemos, somos escolhidos”, destacou.
O evento também contou com a apresentação do músico Maestro Cidão, que, no início, apresentou Coração de Estudante, de Milton Nascimento, e, ao final, Yesterday, do Beatles.