09 DE NOVEMBRO DE 2018
Ronaldo Moschini enfatiza importância do Novembro Azul
A campanha é pela prevenção do câncer de próstata, que afeta 1 a cada 6 homens acima de 45 anos, sendo que o diagnóstico precoce resolve 90% dos casos
EM PIRACICABA (SP)
Ronaldo Moschini enfatiza importância do Novembro Azul
Quarto Orador a ocupar a Tribuna da Câmara, na 67ª reunião ordinária desta quinta-feira (8), o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Ronaldo Moschini (PPS) abordou a temática sobre o Novembro Azul, na campanha de prevenção de próstata, que afeta homens acima dos 40 anos.
Moschini falou de mitos e verdades, sobre a sexualidade, da falsa idéia de que só atinge pessoas idosas, além de outras informações que são propagadas erroneamente. O alerta é sobre a importância de não deixarmos a saúde para depois. Além de considera os fatores de riscos, como idade, se tem casos na família, a exemplo do pai ou irmão e do avô paterno, sendo importante também verificar a alimentação, obesidade e doenças sexualmente transmissíveis.
Moschini apresentou esboços demonstrando a anatomia masculina, vesícula seminal, próstata, uretra, que passa por dentro da próstata e que pode levar a sangramento. Além do diagnóstico, em exame de sangue que serve como marcador da próstata. Até por hiperplasia, onde a próstata estará sob observação. Além de focar a importância do toque retal, que alia habilidade e experiência. Também falou dos seis tipos de câncer mais incidentes, em proporcionalidade e estatísticas. E, citou o lema: “Câncer de próstata, a gente precisa tocar neste assunto”.
Para Moschini, é um exame de toque que salva. Recomendou o exame principalmente para pessoas acima dos 45 anos, onde anualmente o homem deve fazer o exame. "É o câncer mais comum na população masculina. Um, de cada seis terá câncer de próstata", disse o parlamentar, que ainda falou da importância da criação do mês específico para catalogar e sinalizar a época.
A recomendação é pela prevenção, parar de fumar, ter uma alimentação saudável, sem sobrepeso, e com atividades físicas diária. Moschini informou que são 69 mil novos casos só neste ano, sendo que a prevenção resolve 90% dos incidentes.
Texto:
Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:
TV Câmara