15 DE MARÇO DE 2019
Vereador tratou da doença ao ocupar a tribuna da Câmara durante a 11ª reunião ordinária, na quinta-feira (14).
Ronaldo Moschini ocupou a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (14)
O vereador Ronaldo Moschini ocupou a tribuna da Câmara durante a 11ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (14), para alertar sobre os perigos da meningite, doença causada por um processo inflamatório das meninges, que pode ser aguda ou crônica.
“Tem cura, mas o paciente deve ser levado para o hospital assim que os primeiros sintomas apareçam”, destacou o parlamentar.
Moschini explica que a meningite bacteriana é “a pior delas”, leva uma criança a óbito em 24 horas e adultos em 48 horas. A principal característica é a dor de cabeça constante, que não melhora com medicamento, e os vômitos em jato, além de rigidez da nuca.
“Mãos e pés mais frios, recusa à alimentação, inquietação e choro, irritabilidade e convulsões”, diz, sobre outros sintomas.
E uma fase mais tardia, a meningite cria dificuldades de acordar, manchas vermelhas pelo corpo e fotofobia. “Crianças com estes sintomas necessitam de vaga de UTI neonatal ou pediátrica e a vaga deve ser prioritária”, lembrou.
Qualquer foco infeccioso, “até uma cárie dentária”, destaca, pode ser foco para entrada da bactéria. “É transmitida de pessoa para a pessoa, pelas vias respiratórias, salivas ou outras secreções, como espirro, tosse ou beijo”, disse.
Ele alertou, ainda, que antes mesmo dos resultados dos exames já deve receber a medicação, porque o risco de sequelas graves, ou até de morte, é maior.