29 DE AGOSTO DE 2023
Vereador Acácio Godoy é autor da homenagem, realizada na sexta-feira (25)
Vereador Acácio Godoy concedeu as homenagens no Salão Nobre da Câmara
Considerada a república mais antiga da cidade, a Copacabana completou seu centenário em 2023 e recebeu, da Câmara Municipal de Piracicaba, homenagem pela ocasião. Uma reunião solene foi realizada nesta sexta-feira (25), de autoria do vereador Acácio Godoy, no Salão Nobre Helly de Campos Melges.
As homenagens foram entregues aos ex-moradores Édson Gil de Oliveira, Octávio Nakano, Vitor José Betin Cicolin, Rodrigo José Sorgatto e Rafael Vassolér Torres. Houve ainda a entrega de homenagens a Rosângela Maria José, que trabalha há mais de 15 anos na república, e Lázara Aparecida Mendes, que trabalhou na república por 40 anos e foi representada por Rodolfo Mendes.
O vereador Acácio Godoy disse que a história da Esalq está intimamente ligada à história de Piracicaba. “A Esalq tem muito a ver com a potência econômica que é a nossa cidade, uma das 20 que mais produzem riqueza no estado de São Paulo”, declarou.
A professora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, diretora da Esalq/USP, lembrou que o ano de 2023 marca os 120 anos da AAALQ (Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz), 80 anos da Adealq (Associação dos Ex-alunos da Esalq).
Ela fez menção aos versos do hino da instituição: “plantar, criar e cultivar, a Esalq existe para ensinar”. Para Thais, os 100 anos da república é a representação de que o ensinar não se restringe à rotina da sala de aula. “A escola da vida, que é uma república, se encaixa no hino, porque é a preparação para todas as habilidades de convivência”.
O ex-morador Rafael Vassolér Torres, que fez o pronunciamento em nome dos homenageados, declarou que a república representa aos seus residentes um novo lar. "Ao longo de um século, a república tem sido um farol de força, tradição e amizade na comunidade esalqueada e piracicabana. É um testemunho da pujança dos estudantes, da perseverança em face das adversidades e do compromisso com os valores da educação e do companheirismo."
O nome da república Copacabana faz alusão ao Hotel Copacabana Palace, fundado no mesmo ano, no Rio de Janeiro, em uma época que a Esalq recebia apenas alunos com maior poder aquisitivo e que moravam predominantemente em repúblicas. Atualmente, são seus moradores Renato Barros de Oliveira (apelido Das Côv), Marcos Velludo Junqueira Filho (Bok-D), Murilo Titoto Paiva (Poupa), Felipe Quinilato Baldessin (Pororók), Eduardo Procheira Stechman (Pramiu) e Nicholas Scampini (Mu-q-k).