29 DE MARÇO DE 2019
De autoria da Mesa Diretora, a reunião foi presidida por Gilmar Rotta, respaldada por Pedro Kawai e pelo vereador Lair Braga
Reunião solene da Câmara de Piracicaba registra os 50 anos da EEP
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa da Mesa Diretora, no requerimento 81/2019, assinado por Gilmar Rotta (presidente), Pedro Kawai (vice-presidente), Rerlison Rezende (1º secretário) e Wagner Oliveira (2º secretário) promoveu a reunião solene que marca no poder legislativo local as comemorações alusivas aos 50 anos da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba).
O evento aconteceu nesta sexta-feira (29), às 20 horas, nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da NET, TV Digital canal 60.4 UHF, Vivo Fibra Canal 9, Facebook/camarapiracicaba, pelo Youtube e também pelo endereço camarapiracicaba.sp.gov.br, contando com a presença de autoridades, professores, alunos, ex-alunos, amigos e familiares dos homenageados.
Foram contemplados: João Chaddad, Walter Naime e Reginaldo Nunes. Além de instituições e entidades como a Esalq/USP, Prefeitura Municipal de Piracicaba, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba, Crea-SP, Conselho de Curadores da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba, Associação dos Docentes da Escola de Engenharia de Piracicaba e a Associação dos Funcionários da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba.
Na formação da mesa de honra, o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB); o vice-prefeito José Antonio de Godoy; o diretor acadêmico da EEP, José Carlos Chitolina; o vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai (PSDB), que na oportunidade fez a leitura bíblica; representante do Corpo de Bombeiros, cabo Guaraci Ribeiro Filho; subinspetor do Tiro de Guerra, Wolner de Oliveira; o diretor executivo da EEP, Antonio Carlos Copatto; presidenta do Conselho Regional de Pedagogia, Eleni Macedo e o vereador Lair Braga (SD).
Congratularam-se pelo evento e agradeceram o convite, o primeiro secretário da Câmara, Rerlison Resende (PSDB), seguido pelo segundo secretário, Wagner Alexandre de Oliveira, o Wagnão (PHS), também autores da solenidade, justificando ausência por compromissos anteriormente agendados.
Também justificaram ausência o prefeito municipal de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB); o governador do Estado de São Paulo, João Dória; o juiz de direito do Fórum de Piracicaba, Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva; o comandante do 10º BPMI, tenente Coronel PM Rodrigo Eval Arena; o coordenador Diocesano de Pastoral Diocese de Piracicaba, Padre Kleber Fernandes Danelon e o secretário municipal de Trabalho e Renda, Evandro Evangelista.
Para abrilhantar a solenidade, o Quarteto de cordas, sob o comando do maestro Luís Fernando Fischer Dutra e Ricardo Yeda - violinos, Jonas Góes - viola e Fábio Belluco - violoncelo apresentaram as músicas: Ária na corda sol, da suíte 3, de Johan Sebastian Bach e a música, Marcha Festival de Handell.
Na sequencia da solenidade foi apresentado um vídeo com foco no legado histórico da EEP, mostrando a trajetória de homens com visão apurada para o futuro, no despertar de olhar para o princípio da educação como força fundamental para o desenvolvimento de Piracicaba.
Neste sentido, a EEP foi fundada aos cuidados da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e iniciou atividade em 1969, com o curso de Engenharia Civil. Em sua trajetória, ganhou notoriedade e reconhecimento público pelo ensino de qualidade e pela formação de profissionais cada vez mais capacitados para atuar com eficiência, criatividade e responsabilidade.
As áreas do conhecimento se expandiram para as Engenharias Ambiental, de Computação, de Produção, Mecânica e Mecatrônica e, mais recentemente, Administração, Ciência da Computação e Tecnologia em Fabricação Mecânica.
Seu campus possui mais de 35 mil metros quadrados de construção, que abrigam administração, salas de aulas, anfiteatro, mais de 40 laboratórios, biblioteca com mais de 27 mil exemplares físicos e 7 mil em formação digital, praça de alimentação e estacionamento para mais de 1.200 veículos. Com tamanha estrutura e entusiasmo, tem cumprido a missão de promover o desenvolvimetno de nossa cidade.
Solenidade
Iniciando o ciclo de saudações na solenidade, o vereador Pedro Kawai destacou a primazia da Câmara referendar o momento histórico para a cidade e o país, de uma instituição que tem vigor, que a cada dia que passa vai adquirindo notoriedade. Também comentou o papel da EEP como mais um dos marcos da cidade, ao lado do XV de Novembro, resultado da ação de pessoas destemidas, com visão de futuro.
O vereador Lair Braga também fez a sua saudação na solenidade, citando os depoimentos de pessoas que relataram que este espaço faz parte de suas vidas. Também considerou a importância dos funcionários, que contribuem para a edificação desta instituição. Disse do orgulho de Piracicaba ter instituições a exemplo da Esalq, FOP e outras, somando à EEP que enobrecem o setor educacional da cidade.
O diretor acadêmico da EEP José Carlos Chitolina pontuou o histórico da faculdade, que na prática tem 51 anos, desde a aprovação de lei pela Câmara de Piracicaba, em 15 de fevereiro de 68, permitindo a criação da escola, que recepcionou a primeira turma no dia 29 de fevereiro de 2019, o que decorre 50 anos.
Chitolina falou da alegria muito grande de também receber as homenagens do vereador Lair Braga, na concessão de moção de aplausos, em comemoração aos 50 anos da EEP. Além de parabenizar a iniciativa da Mesa Diretora, onde a instituição se sente duplamente homenageada.
Chitolina também enalteceu os mais de oito mil alunos formados nestes 50 anos, além de citar profissionais que atuam em diferentes partes do mundo, a exemplo de integrar a equipe da Ferrari, da fórmula um, na Itália, o que confere o diferencial de aprendizado que a instituição patrocina. Além de comentar sobre a renovação de reconhecimento que a escola conquista a cada ano.
O vice-prefeito de Piracicaba, José Antonio de Godoy realçou a sua ligação com a EEP, na condição de ex-professor e onde seus filhos se inseriram como alunos. Além de enfatizar a visão futurista, de administradores públicos que tiveram êxito em suas projeções, no entendimento de que este investimento foi marcante para a cidade. "É com grande alegria que a prefeitura de Piracicaba participa destas comemorações", disse.
Godoy também falou da importância do Conselho de Curadores, dos seus funcionários, professores e diretores, que se empenharam para o funcionamento da máquina, representando uma irmandade, que forma a EEP. Também parabenizou a Câmara, com destaque à Mesa Diretora em reconhecer a escola pelas homenagens. E, também parabenizou o vereador Lair Braga, ao contemplar a EPP.
O presidente da Câmara, Gilmar Rotta falou da satisfação em aprovar duas vezes homenagens para a EEP, na moção de Lair Braga e na condição da Mesa Diretora em render as homenagens, o que contempla a vontade de todos os vereadores. "São 50 anos de ensino, com profissionais capacitados, de pessoas que levam o nome de nossa cidade, para todos os cantos do mundo, o que é muito gratificante", disse.
Gilmar ainda lembrou do nascimento da escola pela aprovação de uma lei na Câmara, que reconhece o trabalho de todos que ali passaram, rompendo dificuldades, na luta pela conquista do terreno. Também citou o quanto a escola é querida, com o entusiasmo dos professores, de alunos e ex-alunos, de história de amores entre professores, funcionários e os estudantes, que passam a fazer parte da família da EEP.
Aos homenageados, citou que cada um representa o interesse de todos, representando os 50 anos, de todas as pessoas, professores, funcionários, de todos que passaram por alí e colocaram o seu pequeno granzinho de arroz, de pessoas que estão alí para servir e ensinar. "Parabéns a todos", disse.
Homenagens
Iniciando as homenagens, Fernando Albuquerque Ferreira da Silva foi contemplado em nome da Associação dos Docentes da Escola de Engenharia de Piracicaba; Vilson Aparecido Siviero (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba); Magali Tereza Martinez Sancho (Associação dos Funcionários da Fundação Municipal de Ensino); Sérgio Furtuoso (Conselho de Curadores); Carlos Consomagno (Crea-SP); Durval Dourado Neto (Esalq); João Carlos Scudeler, que representou o arquiteto João Chaddad; José Antonio de Godoy (prefeitura municipal); Reinaldo Nunes (Administrador Financeiro e Contábil da Fundação Municipal de Ensino); Walter Naime (Arquiteto e Urbanista que participou das negociações e da implantação do projeto da Fundação Municipal de Ensino e da Escola de Engenharia de Piracicaba).
O professor Durval Dourado Neto, diretor da Esalq falou em nome dos contemplados da noite. E, falou da gratidão no recebimeto das homenagens. Além de discorrer sobre as várias tratativas, que também passou por doação de terreno da Esalq para edificação da EEP, que se destaca exemplarmente na formação de profissinais de excelência.
Encerrando a solenidade, os ex-alunos da EEP apresentaram uma Óde, um canto para homenagear a instituição, numa letra de música de uma época em que o romantismo prosperava.
No final da solenidade, numa quebra de protocolo, o diretor acadêmico da EEP, José Carlos Chitolina fez uma homenagem especial aos vereadores, na pessoa do presidente da Câmara, Gilmar Rotta, na entrega de um mimo, uma placa, extensiva aos demais parlamentares.
História
Em sua história, a EEP se apresenta como uma das mais importantes instituições de ensino do país, ganhando notoriedade e reconhecimento público pelo ensino de qualidade que oferece nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Tecnologia de Fabricação Mecânica