15 DE ABRIL DE 2024
O arquiteto e urbanista Ricardo Maluf Chaim foi o homenageado na solenidade
Semana da Cultura Árabe é celebrada há 24 anos na cidade
A capacidade de acolhimento, a simplicidade e o empreendedorismo próprios de um povo foram lembrados durante a reunião solene que abriu as atividades da Semana da Cultura Árabe, promovida pela Câmara Municipal de Piracicaba na última sexta-feira (12), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 2/2000, por solicitação do vereador Gilmar Rotta (PDT), através do requerimento nº 24/2024. O arquiteto e urbanista Ricardo Maluf Chaim foi o homenageado na reunião, ao lado da esposa, Daniela Decico Ferrari Chaim.
Gilmar Rotta, que presidiu os trabalhos, lembrou que Piracicaba deve muito aos imigrantes árabes, que fizeram a cidade crescer e contribuíram muito com a cultura, a arte e a beleza do município. “Piracicaba tem um coração sírio-libanês e essa cultura tem que ser muito mais difundida, tem que ser levada ao conhecimento da população e é através desta semana que podemos colocar na história da cidade quem foram os imigrantes e o que fizeram por Piracicaba”, salientou.
O presidente da Sociedade Sírio-Libanesa de Piracicaba, Francisco Aparecido Rahal Farhat, destacou que a solenidade reconhece a relevância da disseminação da cultura árabe e do respeito à história dos antepassados. “As gerações descendentes, imbuídas da mesma dedicação de seus pais, souberam cultivar os valores culturais, que fundaram um sólido alicerce educacional e moral, que permitiu que se tornassem referências em várias áreas”, colocou. “É com todo esse arcabouço de cultura, de tradições, que nós tentamos manter viva a centelha acesa pelos nossos antepassados e essa interação com a nossa cidade. A Semana é a representação e a oportunidade para celebrarmos esse patrimônio histórico, religioso, cultural, social que a nossa cultura celebrou na nossa cidade. São dois povos, uma só nação e um só coração. Um pouco sírio, um pouco libanês, um pouco piracicabano, seja aqueles que aqui nasceram ou aqueles que foram adotados por esta maravilhosa cidade”.
O orador oficial da Sociedade Sírio-Libanesa, Marcelo Magro Maroun, também falou sobre a história da instituição na cidade e a importância na disseminação dos valores culturais. “Temos que viver em paz, em sociedade, em união, com fraternidade, alegria e respeito entre todos os povos. Que a paz prevaleça sempre”, disse. Também integraram a mesa de honra da solenidade a corregedora-geral do município, Renata Helena da Silva Bueno e a presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Fernanda Dal Picollo, que comentaram sobre a importância da cultura árabe para o município.
O homenageado, Ricardo Maluf Chaim, falou que a solenidade o motiva a continuar o trabalho na cidade em prol da apreciação mútua entre as diferentes culturas. “A cultura árabe merece ser celebrada em compartilhada com todos e esta homenagem traz um incentivo e responsabilidade ainda maior perante meus atos na sociedade”, afirmou. Lembrou alguns valores da cultura árabe, como a família, a solidariedade, a hospitalidade, o respeito aos idosos, a fé, a resiliência, a determinação e o espírito empreendedor, que contribui para o enriquecimento social do Brasil. Mas destacou entre todos o princípio da vida com simplicidade. “Este não é apenas um reconhecimento, mas enaltece a importância de continuarmos a promover a união entre os povos, trabalhar juntos para promover a paz entre todas as culturas e etnias”, salientou.
Confira, no vídeo, a íntegra da solenidade.