PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2025
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

03 DE FEVEREIRO DE 2025

Reunião discute uso de lodo de ETA para preparo de solo na agricultura


Vereadora Silvia Morales fez o contato entre o presidente do Semae e pesquisadores da Esalq



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Pesquisadores mostram experimento com uso de rejeito no solo para agricultura

Pesquisadores mostram experimento com uso de rejeito no solo para agricultura
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Reunia~o ocorreu na Esalq-USP

Reunia~o ocorreu na Esalq-USP
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Pesquisadores mostram experimento com uso de rejeito no solo para agricultura



Com o intuito de discutir soluções para a destinação do lodo retirado no processo de tratamento de água no município, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, participou de reunião na última sexta-feira (31) com o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Ronald Pereira da Silva, e com os pesquisadores Tiago Osório Ferreira e Douglas Gomes Vieira, do Gepgoq (Grupo de Estudos e Pesquisa em Geoquímica de Solos), da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo).

A proposta trazida pelo grupo de estudos é avaliar a possibilidade de destinar o lodo formado a partir do tratamento de água bruta na Estação de Tratamento de Água (ETA) "Luiz de Queiroz" para uso no preparo do solo para atividades agrícolas.

O professor doutor Tiago Osório, que é coordenador do Gepgoq, aproveitou a oportunidade para mostrar in loco alguns experimentos na Esalq com aplicação de rejeitos de mineração e construção civil no solo para agricultura, em projetos semelhantes ao que seria realizado com o lodo.

O próximo passo definido na reunião é colocar as equipes jurídicas da Esalq e do Semae em contato para discutirem um acordo entre as partes, de forma a autorizar a disponibilização do lodo para análise do grupo.

O contato entre o Semae e a Esalq foi feito pela vereadora Silvia Morales, após o presidente da autarquia demonstrar interesse em conhecer os experimentos, em reunião realizada com a parlamentar em 23 de janeiro, no Semae.

"Temos o privilégio de contar com a Esalq em nosso município, com pesquisas valiosas de restauração de solos com outros rejeitos, portanto achamos importante estabelecer esse contato a fim de achar uma solução ambientalmente adequada para a destinação do lodo", ressaltou Silvia Morales.

Segundo o presidente do Semae, Ronald Pereira, a autarquia está "avaliando propostas e tecnologias para escolher a opção de destinação que tenha a melhor eficiência, o melhor custo e o melhor prazo".



Texto:  Assessoria parlamentar


Parlamentar Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas